“Abrir a tão famosa caixa preta e mostrar como são calculados os custos do transporte público no Brasil”. É esse o principal objetivo do curso “Como calcular a tarifa de ônibus” promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), neste mês, em João Pessoa-PB. O evento marcado para o dia 23 no hotel Hardman, no bairro de Manaíra, vai reunir empresários, poder público, sociedade civil e imprensa para uma ampla discussão.
Ilustração/UNIBUS RN |
De acordo com o presidente da ANTP, Aílton Brasiliense Pires (foto), o curso tem como finalidade dar precisão e transparência ao cálculo dos custos e iniciar no país a conscientização de que não existem “caixas pretas” no setor de transporte público. “Vivemos um momento no Brasil em que se fala muito nas caixas pretas do transporte público e através deste curso apresentaremos todo o método de cálculo da planilha tarifária, mostrando a transparência que a sociedade sempre exigiu do setor, com informações precisas e detalhadas a respeito dos itens que impactam os custos do serviço de transporte em qualquer localidade do Brasil”, disse.
O curso também terá como finalidade dar precisão e transparência ao cálculo dos custos fixos e variáveis, e mostrar a relação entre custo e qualidade, apresentando os cálculos baseados nos itens adicionais do ar-condicionado, wifi e outros serviços cobrados pela população. “Este cálculo também será apresentado para mostrar que a qualidade também depende da tarifa”, revelou o dirigente que citou como exemplo do cálculo tarifário o município de Pelotas-RS.
“Lá em Pelotas, o prefeito Eduardo Leite, agora eleito governador do Rio Grande do Sul, realizou uma pesquisa tarifária com os itens adicionais e a população escolheu qual serviço pagaria. Penso que é assim que conseguiremos alcançar um patamar de transparência e confiabilidade, pois a qualidade no transporte público também qualifica o cidadão, é um projeto de cidadania”, encerrou Aílton. O curso “Como calcular a tarifa de ônibus” será no dia 23 deste mês, a partir das 8h30, no hotel Hardman, em Manaíra, na capital paraibana. Serão realizadas oficinas de: Dados Operacionais, Custos Variáveis, Custos Fixos, Remuneração pela Prestação do Serviço e Cálculo Final Resultante.
FETRONOR