O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, responsável pela execução das obras de requalificação da BR-101 entre Natal e Parnamirim, iniciou na manhã de ontem a desmontagem da passarela de pedestres que fica em frente ao Parque Aristófanes Fernandes. A previsão da superintendência regional do DNIT é que o serviço de remoção do equipamento seja concluído até essa próxima quarta-feira (31) – no local, enquanto a construção de um novo viaduto não for iniciada, serão instalados um semáforo e uma faixa para garantir a segurança dos pedestres durante a travessia da rodovia federal.
Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte |
A remoção da passarela em Parnamirim irá permitir a acomodação do canteiro de obras que dará suporte ao andamento das intervenções viárias em curso, no trecho de 14 km entre o viaduto de Ponta Negra e o acesso à Pium/Cajupiranga na altura do IFRN-Parnamirim. Além do novo viaduto a ser erguido na altura do Parque, o projeto também inclui a construção de vias marginais. O DNIT aguarda a Cosern remover postes da rede de energia elétrica que estão no traçado da rodovia para dar segmento ao serviço. De acordo com a direção do órgão no RN, ainda não há um prazo definido para os trabalhos começarem.
Porém, apesar da indefinição quanto à remoção dos postes e início da construção do viaduto, o superintendente do DNIT no Rio Grande do Norte, Antônio Willy Vale Saldanha Filho, assegurou que, “no momento”, o cronograma para concluir o projeto integral de requalificação da BR-101 até o segundo semestre de 2019 segue sem alterações.
Concomitante aos preparativos para viabilizar as intervenções viárias na altura do Parque Aristófanes Fernandes, o Departamento planeja iniciar as obras do prolongamento do túnel da Av. das Alagoas que dá acesso ao bairro de Neópolis. Ainda na fase inicial, o projeto de prolongamento do túnel, orçado em R$ 1,3 milhão, é necessário para a implantação da via marginal (sentido ParnamirimNatal) naquele ponto da rodovia. O DNIT-RN prevê o término dessa etapa no primeiro semestre do próximo ano.
Via Expressa
Já a construção do novo viaduto em Parnamirim está orçada em R$ 11 milhões, e o prazo para o equipamento ficar pronto é de oito meses a partir da assinatura da ordem de serviço ser dada. Vale destacar que a estrutura da passarela que está sendo desmontada será reaproveitada, e reinstalada a cerca de 400 metros do local original (próxima à loja Maxxi Atacado). Ao longo do trecho destacado de 14 km, serão implantadas outras quatro passarelas: na altura do Atacadão, Leroy Merlin, Superfácil Atacado, e da Zani Madeiras. O valor inicial para erguer cada equipamento é de cerca de R$ 1,6 milhão.
Ao todo, as obras de requalificação da BR-101 incluem a construção de cinco viadutos e duas passagens inferiores, 52 paradas de ônibus, vias marginais nos dois sentidos e seis passarelas entre Natal e Parnamirim. O objetivo é transformar a rodovia federal em via expressa, eliminando os semáforos e os retornos que causam congestionamentos diários nos dois sentidos.
Segundo estudos do DNIT-RN, quando as obras forem concluídas a velocidade média dos veículos entre Natal e Parnamirim passará de 60 km/h para 80 km/h, e a capacidade de tráfego irá aumentar de 12 mil veículos por faixa, por dia, para 20 mil veículos. O custo total das intervenções está orçado em R$ 157 milhões.
Conjunto de obras previstas para os 14 km da BR-101 entre Natal em Parnamirim:
Viaduto Abel Cabral – km 98,38
Passagem inferior Maria Lacerda – km 99
Viaduto Neópolis – km 97,06
Viaduto Emaús – km 100,98
Viaduto Cohabinal – km 107,20 (próximo à Câmara Municipal de Parnamirim)
Passagem inferior acesso Pium/Cajupiranga – km 109 (IFRN-Parnamirim)
Passarela acesso Pium/Cajupiranga – km 109,05
Não iniciadas:
Prolongamento do túnel da Av. das Alagoas – km 97,45
Passarela Abel Cabral – km 98,10
Passarela Maria Lacerda – km 99,08
Passarela Emaús – km 100,58
Passarela BR-101 – km 104,52
Viaduto Parque Aristófanes Fernandes – km 105,34
Adequação passarela Parque Aristófanes Fernandes – km 105,34
Abrigos de ônibus nos dois lados da rodovia federal
Fonte: DNIT-RN
Tribuna do Norte