Foto: Marcos Nunes / Agência O Globo |
Quem utiliza os novos coletivos da linha 409, da empresa Nossa Senhora das Graças, já encontra ar-condicionado e pintura nova nas viagens entre a Praça Saens Peña e o Horto. Mas conseguir carregar o celular e ter acesso gratuito à internet no percurso ainda é um sonho distante. Anunciadas pelo prefeito Marcelo Crivella no último dia 30 de agosto, a climatização e a nova padronização das cores dos ônibus cariocas já começaram a ser implantadas, mas a instalação de tomadas USB e wi-fi gratuito nos veículos só saiu parcialmente do papel.
A promessa de Crivella era que os novos recursos estariam disponíveis a partir de 3 de setembro em 150 coletivos, apresentados por ele no Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão) no último dia 30 de agosto. Na ocasião, carros da Nossa Senhora das Graças figuravam nas fotos distribuídas aos jornalistas. A apresentação dos veículos fez parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado pela prefeitura e o Rio Ônibus, sindicato das empresas, que prevê a renovação e a climatização total da frota até 2020. Mas, para os usuários da 409, só uma parte do combinado foi cumprida.
A atriz Rebeca Figueiredo, de 23 anos, ainda não viu a internet gratuita se tornar realidade:
— Sempre utilizo o 409, e já andei nos ônibus novos sim. Não vi wi-fi e nem carregador. Este último, então, faz muita falta para quem está com pouca bateria.
Repórteres viajaram num veículo novo da Nossa Senhora das Graças e também constataram que os equipamentos prometidos não estavam disponíveis. Segundo funcionários, os novos ônibus entraram em serviço há pouco dias, e as melhorias ainda serão providenciadas.
— Os carros estavam na garagem há um mês, mas começaram a rodar há pouco tempo. As câmeras, inclusive, foram recém-instaladas — informou um rodoviário.
Em outras empresas, a situação é diferente. Operadas pela Viação Ideal, as linhas 321 (Castelo x Bancário) e 325 (Castelo- Ribeira) já contam com ar-condicionado, wi-fi e carregadores em todos os ônibus.
— O ar é muito bom. Sem contar que eu aproveito o wi-fi para falar com minha família — disse Natiária Carvalho, de 23 anos.
Já nas linhas 371 (Praça Seca-Praça Tiradentes), 624 (Mariópolis-Praça da Bandeira) e 917 (Realengo-Bonsucesso), não havia ônibus com internet grátis disponível em circulação na tarde da última sexta-feira. Os trajetos são operados pela Novacap, e muitos passageiros desconheciam as mudanças implementadas pela prefeitura.
— A ideia é boa, mas precisamos de mais segurança para que dê certo — afirmou o autônomo Sergio Luís, de 34 anos, enquanto esperava o 917 na Rua Clemenceau, em Bonsucesso.
Empresa fará adaptações
A equipe de reportagem constatou que, em uma hora, apenas um dos sete veículos que saíram do ponto final estava dentro das novas especificações. O carro tinha ar-condicionado e carregadores de celular funcionando, assim como outros dois das linhas 371 e 624. Em nenhum deles, porém, foi possível navegar na internet.
— Viajo todos os dias no 624 e nunca peguei um que tivesse wi-fi — relatou Humberto Correia, de 36 anos, funcionário de um supermercado da Praça da Bandeira.
Ainda sem acesso às novidades, os passageiros já se preocupam com a manutenção delas:
— É legal ter carregador, por exemplo. Mas acho que logo vai estar quebrado, com chiclete e outros problemas se não houver uma atenção à conservação — disse Vitória Avelino, enquanto esperava o 371 na parada em frente ao Hospital Souza Aguiar.
Por nota, o Rio Ônibus disse ter sido informado pela Viação Nossa Senhora das Graças que os ônibus refrigerados comprados estão sendo adaptados com USB e wi-fi gradativamente. “A empresa já havia encomendado os veículos, quando foi solicitada a implantação dos acessórios”, afirmou o Rio Ônibus. A entidade acrescentou que a empresa “está empenhada em renovar sua frota o mais rapidamente o possível, conforme determinado no acordo com o poder concedente, mas entende que a prioridade, neste momento, é colocar a nova frota em operação o quanto antes para melhor atender aos passageiros”.
Também por nota, a Secretaria municipal de Transportes informou que a apresentação dos novos coletivos que passaram a circular nas zonas Norte e Oeste ocorreu antes do prazo estabelecido inicialmente, que seria novembro. O objetivo, afirmou o órgão, é que, até 2020, toda a frota esteja integralmente climatizada, o que inclui a aquisição de coletivos gradativamente e a substituição dos antigos.
O Globo