A estratégia “Blitz em Celebridades” (ou também #BlitzDoBem) do Detran de São Paulo venceu o SABRE Awards, um importante prêmio de comunicação de The Homes Group, uma entidade com sede nos EUA.
Produzida pela agência FSB Comunicação, a “Blitz em Celebridades” venceu na categoria Campanha em Mídia Social na América Latina.
É o maior prêmio do mundo em Relações Públicas de marcas. Cada ano atrai cerca de 5 mil marcas e empresas, com abrangência praticamente em todo o mundo.
A campanha começou há cerca de dois anos, quando a apresentadora Angélica levou uma ‘chamada’ por usar o celular ao volante durante o programa Estrelas.
Além de Angélica, várias celebridades brasileiras levaram puxão de orelha do Detran por meio da bem-humorada campanha do órgão de trânsito paulista, como Neymar (pela falta de cinto de segurança), Luana Piovani (por transportar crianças sem cadeirinha) e Wanessa Camargo (por deixar o cinto de segurança debaixo do braço).
Os prêmios SABRE sempre foram sobre engajamento, credibilidade e construção de relacionamentos.
Em sua página, o SABRE afirma: “Entramos na Era da Convergência, uma era em que todas as disciplinas de marketing e comunicação estão competindo para desempenhar o papel principal e agregar mais valor a suas organizações e clientes. Dentro de corporações, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais, os profissionais de comunicação devem provar seu valor diariamente, demonstrando que são tão criativos, tão estratégicos, tão pró-ativos quanto seus colegas de marketing – e demonstrando que podem agregar valor à sua organização.
No mundo das agências, as empresas de relações públicas estão competindo não apenas umas contra as outras, mas também contra agências de publicidade, especialistas digitais e até consultorias de gestão. Elas precisam mostrar que são pelo menos iguais a essas outras empresas em termos de fornecimento de ideias inovadoras, conteúdo multiplataforma e engajamento.”
BALANÇO DA CAMPANHA
O site da FSB Comunicação apresenta um balanço da estratégia:
“Juntas, as ações com celebridades ultrapassaram nas mídias sociais de forma exclusivamente orgânica 1 milhão pessoas, com mais de 100 mil cliques, reações comentários e compartilhamentos. Como esse canal é muito usado por jovens — 63% dos fãs da página do Detran.SP no Facebook têm até 34 anos—, as mensagens atingem o público mais vulnerável a acidentes: segundo dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, 24% das vítimas fatais de acidentes no Estado têm de 18 a 29 anos; entre os motociclistas, são 38% nessa faixa etária; e, em 60,5% dos casos, os jovens são condutores dos veículos. Na mídia tradicional, foram veiculadas 428 reportagens sobre as blitze e duas sobre a ação de comunicação em si.
Além de inspirar outros órgãos de trânsito, a ação mobilizou os próprios internautas para que se tornassem “fiscais” de más condutas. A conscientização conquistada é fundamental para a redução de acidentes.
No total foram:
432 reportagens
1.001.577 pessoas alcançadas de forma orgânica no Facebook do Detran.SP
103.418 reações, comentários, compartilhamentos e cliques”
ANTP