Os ônibus da Região Metropolitana de Recife terão biometria facial. A instalação do sistema nos veículos terá início ainda neste ano, sem prazo para conclusão da implantação da tecnologia.
A informação foi confirmada pelo Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco) ao Diário de Pernambuco. A intenção é equipar os 2,9 mil veículos que operam na região.
A biometria facial tem como principal objetivo coibir fraudes em gratuidades e benefícios tarifários. O sistema identifica se o usuário do cartão é o mesmo que está cadastrado no sistema, por meio de uma câmera que identifica o rosto do passageiro e uma tecnologia que compara a imagem com a foto que foi cadastrada na empresa responsável pelo sistema de bilhetagem.
Além disso, no caso da Região Metropolitana de Recife, os equipamentos que serão instalados nos ônibus permitirão a realização de recargas no cartão VEM, dentro do próprio coletivo.
Para utilizar o recurso, será preciso ter um aplicativo instalado no smartphone. O sistema vai funcionar tanto como CittaMobi quanto com o Ponto Certo.
Diário do Transporte