Dnit faz últimos ajustes e libera viaduto da BR

A chuva e a retirada dos entulhos impediram que o viaduto da BR-101 que dá acesso à avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim, fosse liberado na manhã deste sábado (16). De acordo com a assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o diretor do órgão visitou a obra pela manhã, e averiguou que a quantidade de entulhos, como tapumes, precisava ser retirada antes da liberação do viaduto. O viaduto foi liberado na tarde deste sábado, por volta das 15h.
Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte

A estrutura do viaduto está concluída desde esta sexta-feira (15), mas o recapeamento asfáltico, executado pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), precisava de estabilidade no tempo para ser concluído de forma satisfatória.  Mesmo com a liberação do viaduto, no entanto, o Dnit ainda vai realizar algumas obras no trecho, que incluem a construção de alças de retorno nas saídas do túnel abaixo do viaduto. Essa etapa da obra deve durar cerca de 30 dias.
O viaduto de acesso à Abel Cabral custou R$ 6 milhões. Ao ser liberado, ele vai permitir que o fluxo de veículos tenha oito vias, três em cada sentido do viaduto, e uma em cada marginal.  Com a liberação, 1,6 km da BR-101 serão desinterditados, o que deve melhorar o trânsito na região, que vem estado muito intenso nos horários de pico desde a interdição dos trechos para as obras do Dnit, em novembro do ano passado.
Além do viaduto da Abel Cabral, que é a sexta obra da BR-101  a ser entregue pelo Dnit, o órgão trabalha também  na construção das trincheiras que dão acesso à avenida Maria Lacerda Montenegro pela BR-101. Esta parte da obra tem previsão para ser concluída em agosto deste ano, de acordo com o Dnit, que também afirma que as obras do trecho, no entanto, já estariam 90% concluídas.
Para esta parte da obra, o investimento foi de R$ 15 milhões, dos quais a maior parte (R$ 11 milhões), foram aplicados nas estruturas de contenção do viaduto invertido. Os outros R$ 4 milhões foram aplicados na construção do viaduto em si. O modelo de viaduto invertido escolhido pelo Dnit se deu em função da topografia da região, que seria muito íngreme para possibilitar a construção de um viaduto convencional.
Tanto a obra do viaduto da Abel Cabral como o da Maria Lacerda pretendem facilitar o acesso aos bairros de Cidade Satélite e Nova Parnamirim. As próximas intervenções previstas são a construção de um viaduto em frente ao parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o prolongamento do túnel da Avenida das Alagoas, em Neópolis, a construção de cinco passarelas e 46 paradas de ônibus.
No total, as obras planejadas pelo Dnit superam a casa dos R$ 168 milhões. Até hoje, já foram entregues três viadutos: o de Neópolis, Emaús e Parnamirim, além de uma passagem inferior próximo ao Ifrn de Parnamirim, uma passarela e um túnel de drenagem. Com a entrega do viaduto da Abel Cabral, as obras ficam 68% concluídas.
Tribuna do Norte

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