Aumento e desabastecimento do diesel vão paralisar ônibus urbano

Devido à falta de diesel, provocada pelo movimento nacional dos caminhoneiros nas  estradas, e ao aumento do preço do combustível, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) alerta que, a partir de hoje haverá redução de frota e suspensão do serviço em várias cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e outras.

A NTU, entidade que representa mais de 500 empresas associadas, chama a atenção  ainda para a necessidade imediata de repasse do custo do diesel para as tarifas, controladas pelo poder público. De janeiro a maio deste ano a entidade estima um aumento médio de 11% no preço do diesel para o setor. Para o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha, esta não é a melhor alternativa para o país, diante do cenário econômico que o Brasil enfrenta. “A política de preços da Petrobras é insustentável. As tarifas terão que ser majoradas, porque não há como as empresas suportarem. Com isso, sofre toda a população”, afirma Cunha.
A Associação destaca ainda a dificuldade que as empresas enfrentam para comprar o diesel, que tem impacto de 23% nos custos do setor.  Segundo Otávio Cunha, o diesel é comprado quase que diariamente pela maioria das empresas, que não estão conseguindo adquirir o produto em função do desabastecimento e dos sucessivos aumentos de preço do combustível.
A NTU insiste na necessidade de um tratamento diferenciado na política de preços de reajustes de combustíveis, seja por meio de desonerações de tributos, seja com outras alternativas, visto que o setor é regulado e a oferta de serviços é feita mediante contratos, com reajustes anuais de preços.
Segundo dados da Petrobras, nos últimos 45 dias, de 4 de abril a 18 de maio, houve aumento de 25,42% do diesel nas refinarias. Para a NTU este é um indicativo claro de que os preços estão sendo represados, mas poderão disparar a qualquer momento.
Fonte: NTU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.