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Pela primeira vez, desde o lançamento da campanha Maio Amarelo no Brasil, em 2014, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) envolve o ônibus nessa ação internacional de conscientização sobre o trânsito seguro. Dados do Ministério da Saúde apontam o ônibus como o meio de deslocamento mais seguro, responsável pelo menor índice de mortes no trânsito. O modal leva um terço da população, mas é responsável por uma em cada 200 mortes no trânsito, ou seja, 0,48% do total.
Na intenção de manter o baixo índice de acidentes a Associação lança hoje (14) uma ação publicitária em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuem para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito. “Além de mostrar as vantagens das viagens de ônibus, também nos preocupamos em fazer uma campanha que orienta os motoristas de coletivos a cada vez mais praticar o trânsito seguro”, destaca Marcos Bicalho, diretor administrativo e institucional da NTU.
A campanha preparada pela Associação introduz o ônibus urbano no Maio Amarelo, com peças publicitárias que reforçam a imagem desse transporte como o modal mais seguro do ponto de vista de trânsito. As peças enfatizam que o coletivo é uma opção de transporte ideal para aqueles que não podem ou não devem dirigir por fatores diversos, e também para quem deseja aproveitar o tempo de viagem de forma produtiva, lendo ou utilizando o celular. “Saber que a NTU está envolvida no Maio Amarelo, propondo aos motoristas do transporte coletivo a boa conduta ao trânsito, é muito bom”, destaca José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Segundo o diretor-presidente da ONSV, o Maio Amarelo é um movimento que envolve toda a sociedade e que propõe a reflexão sobre a forma de se deslocar, independentemente do tipo de modal utilizado. “Nossa meta é que as pessoas adotem o trânsito seguro como hábito, não somente no mês de maio, mas diariamente e de forma rotineira”, enfatiza. Este ano, a ação do Maio Amarelo no Brasil é realizada pela ONSV, em conjunto com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Campanha – Com o mote “Vá de ônibus – por um trânsito mais seguro”, a NTU se insere na ação do Maio Amarelo com foco no ônibus urbano. As peças publicitárias reforçam que o coletivo é uma opção segura em diversas situações dos deslocamentos diários. E convida o passageiro a fazer sua contribuição para o trânsito seguro, optando pelo transporte público. De acordo com a NTU, as peças serão compartilhadas com as mais de 500 empresas associadas, que poderão ampliar o alcance da campanha e amplificar a principal mensagem, de incentivo aos deslocamentos seguros.
Todas as opções estão retratadas em sete peças, entre elas um cartaz especialmente elaborado para motoristas, com dicas de direção segura, para ser fixado nas garagens das empresas de ônibus. A principal peça da ação é um cartaz para ser fixado dentro dos ônibus que destaca o diferencial de um deslocamento no qual o passageiro pode usar o celular, estudar, descansar e até se distrair, situações consideradas de risco para um motorista. Haverá também uma versão do conteúdo para vídeo de bordo.
A ação publicitária inclui ainda busdoor interno e externo, folheto para distribuição a bordo e nos terminais de passageiros e mensagens para mídias sociais.
NTU