O sistema de reconhecimento facial está sendo testado nos ônibus de Blumenau, em Santa Catarina. O objetivo da ação é combater fraudes no uso de benefícios e gratuidades por meio do cartão BluMob.
A medida é feita pelo Seterb (Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau), em parceria com a empresa de ônibus. Segundo informações do portal O Município Blumenau, a tecnologia será apresentada oficialmente e a fiscalização vai começar em breve.
O sistema de biometria facial fotografa os usuários dos cartões para comparar se é ou não a mesma pessoa cadastrada no sistema como proprietária do cartão. Se houver fraude, o cartão será suspenso e o passageiro poderá recorrer.
Outra novidade é que até junho todos os ônibus serão rastreados via GPS. Com isso, os passageiros poderão acompanhar o trajeto dos coletivos em tempo real e saber o horário em que passarão nos pontos.
A integração temporal também está prevista para ocorrer no município, porém ainda sem prazo. A previsão é de que o sistema funcione apenas em um único sentido.
Diário do Transporte