Um operador de transporte coletivo convencional aderiu ao modelo de transporte sob demanda, uma das características de aplicativos como Uber, 99 e Cabify, por exemplo.
Em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a operadora de ônibus municipais SBCTrans começa a oferecer vans de luxo em determinadas rotas cujos assentos são reservados por meio de um aplicativo chamado UBus.
Pelo celular, o passageiro escolhe uma rota com base na origem e destino de desejo. O aplicativo mostra o caminho mais viável para chegar à van. O pagamento é feito por meio de cartão de crédito e débito.
No celular é gerado um código bidimensional QR Code. Na van há um validador. O passageiro encosta o QRCode neste equipamento e a viagem é efetivada.
É possível também reservar poltronas para o mês todo e para um grupo de pessoas. Para compras antecipadas, é possível ter descontos.
No menu “minhas viagens” é registrado todo histórico das viagens. No aplicativo, também é registrado o embarque e o desembarque do passageiro. Isso permite avisar ao sistema que a poltrona ficou disponível.
O aplicativo também tem uma versão para o motorista, pela qual em tempo real, dentro das normas de trânsito, com alertas sonoros, o condutor pode se comunicar com a base.
Ao registrar as viagens e pontos de embarque e desembarque, a ferramenta também ajuda na gestão do Transporte, porque mostra os pontos onde há maior demanda de passageiros e origens e destinos mais procurados.
O UBus fez parceria com a Google e também informa todo o trajeto com as integrações necessárias com outros meios de transporte.
Em São Bernardo do Campo, o serviço começa a funcionar no dia 28. A tarifa ainda vai ser definida. Serão inicialmente quatro vans e dois trajetos.
O serviço foi incluído no sistema de concessão entre a Prefeitura e SBCTrans. As vans terão ar-condicionado, Wi-Fi, monitores com TVs e programação individualizada.
Segundo o Ubus e a SBCTrans, o sistema vai complementar e interagir com os ônibus comuns da empresa. Um dos objetivos é atrair passageiros para o sistema de transporte coletivo na cidade.
Diário do Transporte