Especial UNIBUS RN: A evolução de pinturas da empresa Nossa Senhora da Conceição

A Empresa Nossa Senhora da Conceição atua desde 1990 em Natal/RN, com 13 linhas de ônibus urbanos, facilitando o deslocamento cotidiano dos cidadãos e trabalhadores da cidade. As rotas que nossas linhas percorrem, abrangem as Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Natal.
Fonte: Transportes Conceição.

O Especial UNIBUS RN de hoje apresenta a evolução de pinturas utilizadas pela empresa Conceição, operadora de linhas em Natal desde 1990, com forte atuação no bairro de Felipe Camarão, na zona oeste da capital potiguar.

A empresa Conceição surgiu após uma cisão empresarial da empresa Transportes Guanabara. Curiosamente, semelhante à empresa Pirangy – que também surgiu a partir da Guanabara – a Conceição também utilizou a então pintura da Guanabara como sua primeira identidade visual.
Parte da frota da Guanabara foi repassada à Conceição, na ocasião da criação da empresa. Assim, a nova empresa retirou a logomarca da Guanabara e inseriu o nome da nova empresa: “Transportes N. S. da Conceição”.

Ao mesmo tempo, os demais ônibus que chegavam à frota da Conceição tinham uma pintura mais simples, com predominância da cor branca e uma lista ao longo dos ônibus. Além disso, os para-choques dos ônibus também eram pintados. As pinturas foram utilizadas até meados de 1992, quando a empresa passou a se chamar “RioMar”, durante breve período.

A partir de 1993, a empresa voltou ao nome original, e com nova pintura. Foi implantado um layout semelhante à Viação Cidade do Sol, com pintura nas partes inferiores dos ônibus. A princípio, a empresa utilizava como cor azul esverdeado. As laterais, constavam apenas o nome “Conceição”.

A partir de meados de 1994, um outro tom de azul, mais forte, foi adotado, permanecendo fixo nos veículos da empresa.

Em 1996, outra alteração: a empresa retirou a pintura da frente e traseira dos veículos. Apenas as laterais permaneceram pintadas. Esse padrão também permaneceu na empresa.

No final dos anos 1990, a logomarca do nome ‘Conceição’ foi modificado, em fonte desenhada e a cor laranja. A numeração dos veículos também ganhou nova fonte, e foi repassada para a parte final do ônibus – até então, ficava a baixo da primeira janela do ônibus. As traseiras dos ônibus ganharam a imagem da Nossa Senhora da Conceição, e o slogan “Gente que transporta gente”.

 
Em meados de 2004, a empresa fez outra adaptação na pintura: substituiu o nome ‘Conceição’, por ‘Nossa Sra. da Conceição’, inserindo a imagem da santa também nas laterais dos ônibus.

Este padrão de pintura perdurou na Conceição até 2012, quando a empresa foi vendida para o grupo da empresa Itamaracá, que já atuava no Rio Grande do Norte através da Trampolim da Vitória, na região metropolitana de Natal.

 
A partir daí, a empresa adotou novo visual, com a pintura em tom azul semelhante aos da Trampolim nos parachoques dos ônibus, e o nome ‘Conceição’ nas laterais. A numeração dos veículos voltou a ser no início dos ônibus.


Desde então, boa parte da frota da empresa já foi reformada, ganhando o novo padrão. Como a empresa não renova sua frota com ônibus novos desde que foi vendida ao grupo da Itamaracá, em 2012, não há registros de veículos vindos de fábrica com o atual padrão visual da empresa.

Fotos: Acervo UNIBUS RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo