A coluna Retrô de hoje apresenta três gerações de carrocerias que utilizaram o prefixo 006 pela empresa TransFlor/Via Sul, responsável por linhas de Natal. A presença do prefixo na empresa inicia quando a operadora ainda utilizava sua logomarca com o nome “TransFlor”, que é sua razão social, e se estende até os dias de hoje. Confira.
O primeiro veículo registrado pelo acervo do Portal UNIBUS RN é um Caio Amélia, fabricado em 1987 e registrado ao longo dos anos de 1990 no centro comercial do Alecrim, por onde a empresa opera linhas. O veículo tinha a numeração 87006, fazendo referência ao ano de fabricação – método utilizado pelas empresas urbanas até meados de 2000, quando substituíram os anos dos ônibus por códigos. Sua pintura ostentava listas em tons azuis, e o nome “TransFlor”, marca utilizada naquela época. O veículo foi desligado da frota em 1998.
Após uma cisão na sociedade que controlava a TransFlor deflagrada em 1998, foi criada a marca ‘Via Sul’ (apesar de a razão social ‘TransFlor’ permanecer), que passou a estampar os veículos da empresa. Para marcar a mudança da logomarca, a empresa adquiriu 10 novos ônibus. Entre eles, estava o novo 006.
Tratava-se de 10 veículos do modelo Padron Cidade, da montadora Ciferal, montados em chassis Mercedes-Benz OF 1721, que foram numerados de 001 a 010 – ao invés do ano do ônibus, as empresas adotaram códigos individuais, tendo a Via Sul o código ’05’. O carro 05006 era, portanto, a segunda geração do prefixo.
Aposentado em meados de 2011, junto com os demais Padron Cidade, um novo veículo com o prefixo 006 só chegou à frota da Via Sul em 2017. Desta vez, trata-se de um Torino GVU, comprado pela empresa em um lote com 10 veículos do mesmo modelo, que, semelhante aos Padron Cidade, receberam as numerações sequenciais de 001 a 010. Desde 2013, a empresa aboliu o número “0” (zero) inicial de seus códigos, dando nova modificação ao contexto de sua numeração. Assim, o modelo ficou com a numeração 5006.
O veículo também tem o novo padrão de pintura, adotado pela Via Sul em 2014, com predominância da cor branca e logomarca com o nome da empresa. O código 006 da Via Sul passou por padrões de marcas, pinturas e numerações diversas, consagrando suas presenças na empresa.