Cidade do Natal: Um dos vários ônibus usados que passaram a fazer parte da frota da grande Natal este ano |
Pelo segundo ano consecutivo do ranking da frota levantado pelo Portal UNIBUS RN, a empresa Cidade do Natal apresentou os melhores índices. A empresa detém uma administração 100% local e continua ostentando a frota mais nova dentre as empresas da Grande Natal, apresentando as melhores médias em todas as categorias pesquisadas, exceto em percentual de ônibus adquiridos de fábrica, alcançando, inclusive, a inédita marca de 100% de acessibilidade integral em seus ônibus.
Mesmo com os remanejamentos, as empresas que envelheceram suas frotas no período de um ano foram: Guanabara, Reunidas, Conceição, Oceano, Via Sul (metropolitana) e Litorânea, haja visto que nenhuma delas adquiriu ônibus novos no referido período e as substituições de veículos mais antigos não foram suficientes para atenuar a depreciação anual de suas frotas. Um caso interessante foi a Cidade das Dunas que praticamente manteve a idade da frota com o incremento de três veículos zero quilômetro fabricados em 2015, mas também recebeu de sua co-irmã, Cidade do Natal, quatro veículos fabricados em 2008. Já a Santa Maria (metropolitana) e a Campos (com um sucinta diminuição) conseguiram manter suas idades médias da frota somente substituindo veículos mais velhos por usados um pouco mais novos.
Por outro lado, vale destacar as empresas que “rejuvenesceram” suas garagens com ônibus usados semi-novos e que diminuíram a idade média de suas frotas: Cidade do Natal, Via Sul (urbana) e Santa Maria (urbana). O destaque maior é para a Trampolim da Vitória que alcançou uma melhor média de idade adquirindo dez ônibus novos direto da fábrica. Curiosamente, a empresa Parnamirim Field alcançou uma leve melhora na idade da frota desativando ônibus mais antigos.
Cidade do Natal: empresa mantém o primeiro lugar |
Levando em conta o critério da acessibilidade no transporte público, houve um grande progresso nos ônibus que circulam na Grande Natal. Atualmente, o percentual de veículos totalmente acessíveis chega a quase 65% da frota ativa, o que equivale a mais de 600 ônibus. Se considerarmos somente as linhas urbanas – que circulam apenas entre bairros da capital, esse quantitativo já passa dos 70%.
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Em outro importante quesito do transporte público que remete a uma melhor qualidade de vida da população com menores índices de poluição, a frota local apresentou neste ano a maior evolução entre todos os critérios analisados. Até o final do ano passado, a região metropolitana tinha apenas 2 veículos equipados com a norma Euro V, o que significava escassos 0,73% da referida frota. Com aquisição de 13 novos veículos pelas empresas operadoras das linhas intermunicipais metropolitana, a proporção atual atingiu 5,5% da frota ativa. Mas os maiores indicadores nesse critério foram alcançados pelas empresas de linhas urbanas de Natal. Até 2015, menos de 1% da frota natalense tinha o sistema inibidor de poluição Euro V, neste último levantamento o percentual chegou a significativos 14,2% ou 95 ônibus mais modernos, eficientes e menos poluentes.
IDADE MÉDIA NAS LINHAS URBANAS
ViaSul e Reunidas: na cola da Cidade do Natal. Guanabara: destaque para os usados deste ano |
A empresa Conceição, por sua vez, continua amargando os piores índices da frota urbana. No ano passado, a empresa também ficou com o último lugar no ranking dos dados da frota urbana, com destaque negativo para a ausência de ônibus com a tecnologia Euro V e agora com o ônibus mais velho de toda a frota da Grande Natal, o veículo 4402, fabricado em 2003 e que já está prestes a completar 15 anos de uso.
Conceição: piores índices |
Dunas e Trampolim: as únicas renovações 0 km de 2017 |
QUANTIDADE DE USADOS
O fato da maior parte das empresas que compõem o sistema coletivo de ônibus da Grande Natal terem realizado suas últimas expressivas renovações com ônibus novos no ano de 2011, ainda influencia negativamente no resultado dos dados.
O quantitativo da frota adquirida usada pelas empresas locais ultrapassou a marca dos 400 veículos desde o ano passado. Atualmente esse o número já chega próximo de incríveis 500 ônibus, corresponde a 49,9% do total de veículos em circulação. Ou seja, o número de ônibus usados já é igual ao número de ônibus adquiridos zero quilômetro. Dois pontos determinantes para isso foram os fatos de apenas duas empresas terem adquirido veículos novos e um grande lote de ônibus usados com idade avançada terem substituídos ônibus mais velhos.
Oceano: alto número de ônibus usados |
Santa Maria: primeiro lugar em usados |
Assim, o número de usados também continuou a aumentar em 2017. De 42,9% da frota em 2016, hoje 49,9% da frota veio de outros estados. As renovações ocorridas em 2017 – especialmente da empresa Guanabara, maior do estado, que colocou em sua frota 56 ônibus vindos de Pernambuco – contribuíram com os números.
MENOS ÔNIBUS NAS RUAS