Deputado quer proibir ônibus com motor dianteiro em Curitiba e região metropolitana

Depois de seis dias da apresentação de um novo modelo de ônibus biarticulado em Curitiba com motor dianteiro, que contou com a participação do prefeito Rafael Greca, surgiu na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto de lei que quer banir este tipo de motorização dos veículos de transporte coletivo em todo o Estado, inclusive na Capital e na Região Metropolitana.

De autoria do deputado professor Lemos, do PT, o projeto de lei 801/2017, propõe que os atuais ônibus com motor dianteiro sigam normalmente nos sistemas de transportes locais até a idade limite permitida pelas legislações das cidades ou metropolitana, mas os veículos novos ou seminovos comprados para os serviços só poderiam ser de motor traseiro ou central.
Na justificativa, o parlamentar cita um estudo de 2012, feito a pedido do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Territórios que concluiu que em torno de 48% dos motoristas de ônibus urbanos são vítimas de algum nível de perda auditiva.
O estudo ainda conclui que os motoristas de ônibus urbanos são submetidos as 90 decibéis, em média, mas a Organização Mundial de Saúde – OMS determina como limite de conforto 50 decibéis e constata que a partir de 60 decibéis já começa a ocorrer perda da concentração dos profissionais.
Com base neste estudo, em 2015, os deputados do DF aprovaram uma lei proibindo ônibus de motor dianteiro no sistema. A lei foi regulamentada em junho deste ano.
Diário do Transporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.