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Uma série de estudos de mobilidade urbana está sendo desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, entidade dedicada a promover ações que ajudem na diminuição dos índices de acidentes no trânsito no país. O objetivo dos estudos é compartilhar, com autoridades e agentes comunitários, conhecimentos técnicos que possam influenciar políticas públicas e sociais, e contribuir para um trânsito mais seguro.
A série intitulada “Relatório Estatístico de Segurança Viária“ se estrutura com base em temas específicos e com dados detalhados por estado, sendo que o primeiro deles trata da situação dos pedestres nas vias públicas,
O “Relatório Estatístico de Segurança Viária – Pedestre” contou com a participação da Universidade Federal do Paraná, que vem produzindo análises divulgadas no Portal Iris de Estatísticas, criado pelo Observatório. Ao final , o estudo traz recomendações para que uma maior atenção seja observada aos que praticam o modo a pé no país. Dentre elas, o estudo destaca as seguintes:
– Melhoria no planejamento de transportes e engenharia de tráfego, tendo em vista que o modo a pé demanda investimentos mais baixos em infraestrutura comparado aos modos motorizados, e impactam positivamente parcela substancial das viagens nas cidades brasileiras.
– Nas esquinas, a faixa de pedestres deve ser um reforço ao desejo natural de travessia das pessoas. Em locais como meio de quadras ou onde esse caminho intuitivo de travessia não esteja claro, cabe ao poder público regulamentá-lo por meio de faixa.
– A busca da redução dos limites de velocidades nas vias urbanas, para com isto se preservar a integridade dos pedestres, os mais vulneráveis no trânsito. O estudo conclui que ao tornar essa decisão uma tendência a ser seguida, as autoridades conseguem tanto reduzir os riscos de acidentes, quanto, no caso de sua ocorrência, torná-los menos graves.
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