Obras: Antes da ‘via expressa’, os gargalos

As obras para transformar a BR-101 em via expressa iniciaram uma nova etapa neste sábado (18). O viaduto da avenida Abel Cabral e o túnel na altura da avenida Maria Lacerda começaram a ser construídos para melhorar o tráfego de veículos na zona metropolitana de Natal. Estas duas estruturas são as sextas a serem erguidas. As outras são: os viadutos de Neópolis e Emaús (concluídos); o viaduto da Câmara Municipal de Parnamirim e o túnel na altura do Instituto Federal do Rio Grande do Norte de Parnamirim (ambas em construção).
Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte

O trecho paralisado neste sábado é entre o Pórtico de Natal e o semáforo da Leroy Merlin. A duração da paralisação está prevista para ser de seis meses.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, duas passagens inferiores, vias marginais (nos dois sentidos), cinco passarelas e 52 abrigos em paradas de ônibus entre o viaduto de Ponta Negra e o IFRN-Parnamirim. São 14 quilômetros de obras com a fiscalização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os recursos aplicados são do Governo Federal e o investimento chega a R$ 157 milhões – além de outros R$ 20 milhões destinado a desapropriações. A previsão é que tudo esteja pronto até dezembro de 2018.
O tráfego de veículos chega a 100 mil nos horários de pico. As principais demandas são no conjunto Cidade Satélite, bairro Nova Parnamirim e região metropolitana sul. Transformada em via expressa, a expectativa é que a BR-101 passe da velocidade média de 60 km/h para 80 km/h, aumentando a capacidade do fluxo de 12 mil para 20 mil veículos em cada faixa.
As obras são avaliadas pelo DNIT como de “fundamental importância”. Os gargalos na BR- 101 eram causados, sobretudo, pelos semáforos destes trechos e pelas paradas de ônibus nas vias principais. Ainda hoje, nos trechos que não receberão obras e que ainda contém semáforos, os congestionamentos são diários. Um dos pontos é o cruzamento com a avenida Prudente de Morais. Na avaliação do consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn), ali é um dos pontos onde deveria haver viaduto. A resposta do DNIT é de que as obras estão sendo erguidas a partir de estudos técnicos feitos previamente.
Pelo menos dez obras, entretanto, ainda não se iniciaram. A maioria são passarelas. Dois viaduto, um na frente do Parque Aristófanes Fernandes e outro no Gancho da Igapó, também não começaram a ser erguidos. A outra é uma estrutura subterrânea para carrear água das chuvas para uma lagoa de captação no San Vale, que será construída ao lado do Túnel da Avenida das Alagoas, em Neópolis.
Outras obras
O DNIT tem outros projetos em andamento no Rio Grande do Norte. Juntos, somam R$ 400 milhões. Os recursos são para manutenção rodoviária, construção de novos equipamentos e duplicação da BR-304. O trecho inicial (Reta Tabajara, em Macaíba) está em andamento.
Em andamento, também está a Ponte Felipe Guerra, em Açu, Oeste Potiguar. O empreendimento foi orçado em R$ 38,7 milhões e deve ser concluído em outubro de 2019.
14 Km de obras, gargalos e lentidão
A TRIBUNA DO NORTE percorreu os 14 quilômetros de obras da BR 101, entre o viaduto de Neópolis e o IFRN-Parnamirim, para identificar os gargalos, a sinalização nos trechos de obras e as melhorias dos viadutos já construídos. O percurso foi feito em dois momentos: pela manhã, entre às 7h10 e 8h, percorremos o sentido Parnamirim-Natal; à noite, das 19h10 as 19h40, foi feito o sentido Natal-Parnamirim.
Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte

Em alguns trechos, postes de energia estão dispostos no meio das obras porque há um entrave entre o DNIT e a Cosern. O responsável pela fiscalização afirma que a Cosern não procedeu, espontaneamente, com a remoção de postes de energia elétrica do traçado dos projetos e, por isso, moveu uma ação no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte contra a Concessionária.
A Cosern, por sua vez, defende-se afirmando que cumpre o que está na lei. Até o fechamento desta edição (na noite da última sexta-feira), o DNIT não respondeu como irá proceder com as obras que estão com este entrave. A marginal da BR-101, próximo a loja Leroy Merlin, é um destes pontos com problemas. Aberta neste sábado, até a sexta-feira um poste estava colocado no meio da pista. A Cosern resolveu este problema pontual. Veja abaixo a situação de cada trecho visitado pela reportagem:
1. Túnel do IFRN-Parnamirim
Manhã
Às 7h10, o trânsito nas obras do túnel do IFRN-Parnamirim é lento, mas não paralisado. Duas faixas marginais funcionam para dar fluidez ao tráfego.  O retorno de quem está no sentido Parnamirim-Paraíba, parte da construção, funciona perfeitamente.
Os trabalhadores já estavam no local realizando as obras no asfalto do túnel e montando a passarela que será erguida para o trânsito de pedestres. A sinalização e as máquinas alerta os motoristas sobre a necessidade de desvio para as marginais.
Noite
Durante a noite, o tráfego nesta altura é tranquilo, apesar do horário de pico. Boa parte dos veículos optam pela entrada em Parnamirim antes, o que diminui o número. Os postes de iluminação pública já funcionam nas marginais, mas o trecho em obras é escuro e é preciso estar atento as placas de sinalização.
2. Viaduto da Câmara dos Vereadores
Manhã
O trânsito nesta área flui bem. A velocidade dos veículos tem a média de 60km/h. Nesta área, as máquinas também operam para a finalização da obra. O asfalto já está pronto, assim como o desvio. A sinalização também está sendo instalada. No entanto, alguns postes da Cosern, que já travam a obra desde o início, ainda estão lá. O DNIT e a Cosern estão em diálogo para decidir de quem é a responsabilidade da retirada destes postes. Na lateral do viaduto, muitos pedestres realizam atividades físicas.  A obra começa na altura do Centro Pastoral Padre João Correia de Aquino ao Cine Teatro Municipal de Parnamirim. Cerca de 80% já está concluído neste trecho.
Noite
O viaduto é escuro. Ainda não há iluminação e só é possível vê-lo quando o motorista está próximo. As duas faixas marginais que funcionam na área dão conta do tráfego e, pela ausência de sinais, o trânsito flui sem paradas.
3. Entrada da BR-101 para o centro de Parnamirim
Manhã
O trecho não recebe obras, mas é o primeiro a se presenciar congestionamento pela manhã. O motivo é o semáforo no cruzamento da BR-101 com a avenida Presidente Getúlio Vargas, que dá acesso ao centro de Parnamirim. O tráfego de veículos nas duas faixas da pista é grande e, por isso, um sinal vermelho e o congestionamento está causado. O trânsito, no entanto, não é totalmente paralisado.
Por volta das 7h20, o veículo da TRIBUNA DO NORTE esteve em um congestionamento por causa do semáforo desta área. A cada vez que o sinal ficava vermelho, uma longa fila de carros e caminhões foi obrigada a parar. Apenas 15 minutos depois, o cruzamento foi feito para seguir no sentido Parnamirim-Natal.
Noite
A situação se repete a noite. O semáforo vermelho aliado ao grande número de carros causa congestionamento. É o trecho mais lento da segunda viagem. A grande maioria dos motoristas tomam o caminho do centro de Parnamirim e isso desafoga o trânsito para quem continua na BR-101.
Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte
4. Acesso da BR-101 à avenida Prudente de Morais
Manhã
O trânsito segue fluído após a BR-101 cruzar a avenida Presidente Getúlio Vargas, apesar do número de veículos. Próximo ao Parque Aristófanes Fernandes, há um semáforo, mas no sentido Natal-Parnamirim. Enquanto isso, as duas faixas são suficientes para lidar com os tráfegos do sentido Parnamirim-Natal.
Mais a frente, após a rotatória que dá caminho à Nova Parnamirim, o trânsito volta a ficar paralisado por causa do semáforo de acesso ao prolongamento da avenida Prudente de Morais. Este trecho também não recebe obras de viadutos do DNIT. A situação é a mesma do cruzamento para o centro de Parnamirim: por causa das paradas do semáforo vermelho, o congestionamento se forma. Mais dez minutos se passaram para cruzar este ponto.
Noite
Estre trecho não é um problema a noite. Poucos veículos saem do prolongamento da avenida Prudente de Morais para a BR-101. Apenas o fluxo que já vem pelas vias da BR segue as três faixas, que conseguem dar conta aos 100 mil veículos no horário de pico. A velocidade é reduzida em relação aos outros trechos porque há um semáforo. Depois disso, no sentido Natal-Parnamirim, o próximo semáforo é o citado no tópico anterior.

5. Viaduto de Emaús
Manhã
O viaduto de Emaús já está pronto e em pleno funcionamento. O tráfego flui normalmente tanto pelas duas vias marginais quanto pelas vias principais. Cerca de 100 mil veículos trafegam ali no horário de pico. Às 7h40, não há sinal de congestionamento, apesar do grande número de carros.
Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte

A sinalização indica que o retorno já está permitido. Por causa das obras das avenidas Maria Lacerda e Abel Cabral, o retorno deste viaduto é o principal utilizado para quem sai do conjunto Cidade Satélite para Nova Parnamirim.
Noite
O retorno do viaduto de Emaús recebe muita demanda neste horário por causa dos motoristas que vão em direção à Nova Parnamirim. Só é possível realizar o retorno neste ponto porque o trecho de acesso à Maria Lacerda está interditado. Apesar disso, não há congestionamento porque os veículos que seguem pela BR-101 utilizam as faixas principais. Quem faz o retorno permanece na marginal.
6. Trecho entre a Leroy Merlin e Pórtico de Natal
Manhã
As marginais recém-reformadas deste trecho foram liberadas para o tráfego de veículos, enquanto as vias principais estão interditadas. O trânsito é lento pela manhã
 no sentido Parnamirim-Natal, mas flui porque o semáforo da Leroy Merlin foi retirado neste sábado. A saída de veículos do bairro de Nova Parnamirim também está proibida para não inchar o trânsito.
No sentido Parnamirim-Natal, as duas vias da marginal  estão recém-entregues. O asfalto está em perfeitas condições, o que facilita o tráfego dos veículos. A falta de baias para as paradas de ônibus é um problema apontado enquanto as vias principais estiverem em obras. O DNIT afirma que só irá instalar no fim das obras, somente em 2018.
Noite
Do outro lado, as marginais de Parnamirim-Natal sofreram um entrave na véspera da entrega por causa de postes de energia no meio da faixa. O problema é semelhant ao do viaduto da Câmara Municipal de Parnamirim porque há o entrave da responsabilidade de quem deve retirar: o DNIT ou a Cosern? Por causa das obras atuais, a saída pela avenida dos Caiapós do conjunto Cidade Satélite está interditada. Os veículos desta área devem procurar alternativas pela avenida Prudente de Morais para sair.
Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte

7. Viaduto de Neópolis
Manhã
Ponto final das obras para quem está no sentido Parnamirim-Natal, o trânsito no viaduto de Neópolis é tranquilo durante a manhã. Não há entraves neste ponto. O viaduto funciona perfeitamente para ambos sentidos. Mais abaixo, há o túnel de acesso à avenida das Alagoas, no bairro. Este é um trecho que está previsto para ter a altura aumentada e receber obras de drenagem, mas até o momento não há sinais.
Noite
A iluminação funciona bem durante a noite e é possível realizar retorno para quem quer seguir para o conjunto Cidade Satélite ou Neópolis. Duas faixas marginais e duas faixas principais dão conta do tráfego de veículos.
Tribuna do Norte

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