A Mercedes-Benz alcançou 61% de participação do mercado, no segmento acima de 8 toneladas, no mês de outubro passado, com 350 unidades emplacadas no período. Com isso, a marca manteve-se na liderança nas vendas de ônibus no Brasil.
“Em volume de vendas, crescemos 14% sobre o resultado de setembro, quando registramos o emplacamento de 464 unidades”, ressalta Walter Barbosa, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Foram quase 6 pontos percentuais a mais de market share em relação aos 55% do mês anterior”.
De acordo com Walter Barbosa, “em outubro, além de consolidar a nossa forte liderança no segmento de urbanos, com mais de 77,3% de participação, chegamos a 54,3% nos rodoviários. Além disso, neste mês, alcançamos 70% de market share em ônibus para o Caminho da Escola, com o OF 1519 R”.
Concorrentes
Considerando o acumulado de janeiro a outubro, a Mercedes-Benz também confirmou sua liderança nas vendas de ônibus no Brasil em 2017, mantendo vantagem sobre as demais marcas concorrentes. No mercado total, acima de 8 toneladas, a Empresa conquistou 52,5% de market share, com 4.820 unidades emplacadas, num mercado total de 9.176 unidades.
O executivo aponta o desempenho de vendas ainda mais expressivo no segmento de ônibus urbanos. “Com 2.911 unidades emplacadas, alcançamos 74,7% de participação no acumulado janeiro-outubro. São 56 pontos percentuais sobre a marca vice”.
No segmento de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz obteve 48,4% de participação no acumulado de janeiro a outubro de 2017, com 701 unidades emplacadas. São quase 22 pontos percentuais sobre a segunda marca.
Na categoria de micro-ônibus, a Mercedes-Benz alcançou 25,4% de market share, com 384 unidades emplacadas. No segmento Caminho da Escola, na categoria de chassis OF, a Empresa chegou a 49% de participação, com 824 unidades emplacadas.
Portfólio
A Mercedes-Benz tem uma completa linha de ônibus do País. Com micros, ônibus convencionais, articulados e superarticulados, a Empresa oferece soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.
Para o segmento rodoviário, o portfólio da marca inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como, para fretamento e turismo. Com o modelo OF 1519 R, atende ao programa Caminho da Escola.
A empresa também oferece aos clientes o mais abrangente portfólio de produtos e serviços de pré e de pós-venda, o que inclui os financiamentos do Banco Mercedes-Benz e do Consórcio Mercedes-Benz, três linhas de peças de reposição (genuínas Mercedes-Benz, remanufaturadas Renov e Alliance Truck Parts), contratos de manutenção e assistência 24 horas, entre outros. Este portfólio é disponibilizado pela rede de concessionários, presente em todos os estados do País.
Por Norton Luiz