Presente no mercado brasileiro desde 2003, a Mascarello tem carrocerias em duas empresas da Grande Natal: Nossa Senhora da Conceição, que comprou os ônibus da marca entre os anos de 2008 a 2010, e a Parnamirim Field, que adquiriu unidades fabricadas da montadora paranaense em 2013.
Os primeiros Mascarello para a frota urbana da grande Natal chegaram em 2008, adquiridos pela empresa Nossa Senhora da Conceição. Foram oito veículos. Sete deles, eram o GranVia Midi, encarroçados com chassis OF-1418, e um veículo foi o GranVia, com chassi OF-1722. Todos os chassis eram da marca Mercedes-Benz, e vieram de fábrica com elevador para deficientes físicos – a lei que tornava obrigatória a presença do item nos ônibus novos só passaria a valer no ano seguinte, em 2009.
Na época da compra, os ônibus passaram a circular com o anúncio em propaganda traseira que mostrava seus novos veículos adquiridos. Curiosamente, o anúncio anunciava os oito ônibus adquiridos pela Conceição naquele ano, e mostrava fotos dos veículos de numeração 4058 e 4096, que eram da marca Comil e foi a aquisição anterior aos Mascarello.
Diferentemente dos demais veículos da frota da empresa, os Mascarello adquiridos pela Conceição tinham a cor bege ao invés do branco que a empresa utilizava na pintura.
Em 2009 e 2010, a Conceição continuou comprando veículos da marca, intercalando com ônibus da Marcopolo e Comil. Nestas ocasiões, a empresa optou pelo GranVia Midi, e os encarroçou com chassis Mercedes-Benz OF 1418 e OF 1722.
Os veículos ganharam nova numeração, e boa parte deles também tiveram a pintura trocada, atendendo o padrão adotado pela Conceição após sua venda a grupos empresariais de Pernambuco. Todos os Mascarello comprados pela empresas permanecem na frota da empresa até hoje.
Em 2013, foi a vez da Parnamirim Field também aderir a marca. Três unidades foram compradas pela empresa operadora de linhas entre Parnamirim e Natal. Os ônibus tinham chassi Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic, e são do modelo GranVia Midi.
Os ônibus são fixos da linha D – Parque Industrial/Natal, que é o principal trajeto operado pela empresa, e foi a segunda e última compra de ônibus zero quilômetro da Field. Antes disso, ela havia comprado duas unidades do Spectrum, da Neobus.
A Field é uma das mais novas e menores empresas da região metropolitana de Natal, fundada em 2009 após a cisão empresarial da Trampolim da Vitória – que teve parte de suas ações vendidas aos mesmos grupos de empresários de Pernambuco que controlam a empresa Nossa Senhora da Conceição.
Fotos: Acervo UNIBUS RN / Allan Jeferson / Edivan Lean / Jairo Barreiros / João Maria Gomes / Tiago Gomes da Silva / William Nascimento
Esses carros da Field são 2011 pois 2013 já usava-se motorização Euro V e eles não são Euro V.
Vale ressaltar que a PM tem o primeiro modelo do GranVia sobre o chassi Volks 17.230EOD e a Marinha tem uma unidade do GranVia 2014 sobre o chassi Agrale MA17.0. Essa carroceria me traz muitas lembranças da época que eu morava em Teresina e andava todo dia em um GranVia Midi 17.230EOD. Parabéns pela matéria.