A avenida Mário Negócio, na zona Oeste de Natal, terá corredor semi-exclusivo para ônibus a partir de dezembro. A faixa é semelhante a implantada na avenida Salgado Filho. Neste caso, o trafego de veículos particulares só é permitido quando for preciso entrar à direita ou em residências.
Faixa exclusiva na Avenida Sen. Salgado Filho – Foto: Wellington Rocha |
A via é uma das principais avenidas para quem vai dos bairros das Quintas ou Alecrim à Zona Norte de Natal porque desemboca na avenida Felizardo Moura, antes da Ponte de Igapó. A alteração visa diminuir o tempo que os ônibus permanecem parados em horas de pico, onde a área fica congestionada. Hoje, 14 linhas utilizam a avenida Mário Negócio. “Um trecho que se faz normalmente de quatro a sete minutos, é feito em 40 minutos durante as horas de pico. Como a prioridade é sempre o fluxo de transporte e esses congestionamentos atrasam muito os ônibus, pretendemos reduzir isso”, afirma o secretário-adjunto da STTU Walter Pedro.
Hoje, a avenida Mário Negócio tem duas faixas de carros e uma de contra-fluxo. Com a mudança, as faixas existentes terão a largura reduzida para possibilitar a criação de uma outra, sendo a semi-exclusiva para os ônibus. Para entrar na avenida Felizardo Moura, de apenas duas faixas e que também recebe o fluxo de quem vai da avenida Bernardo Vieira à zona Norte, a prioridade será dos ônibus. Agentes de trânsito trabalharão no local para evitar transtornos. De acordo com a STTU, a sinalização horizontal e vertical na via será feita nas próximas semanas para a implementação da faixa.
A via semi-exclusiva é semelhante às implantadas em outras avenidas de Natal, como a Prudente de Morais e Salgado Filho. Segundo Walter Pedro, é uma medida que tem menos custo e pode ser implementada com mais rapidez do que as faixas totalmente exclusivas, como a que existe na avenida Bernardo Vieira.
Tribuna do Norte