Dentro de aproximadamente três meses, os taxistas em São Paulo contarão com um aplicativo que permitirá concorrência com outras plataformas de transporte como Uber, 99 e Cabify.
O prefeito de São Paulo, João Doria, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, assinaram nesta quarta-feira, 11 de outubro de 2017, um termo de cooperação para o desenvolvimento do “Taxi SP”, nome que será dado ao aplicativo.
Uma tecnologia semelhante já existe no Rio de Janeiro com um projeto piloto desde junho deste ano e já tem cerca de 10 mil taxistas inscritos.
De acordo com a prefeitura de São Paulo, a expectativa é que os taxistas possam, com a ferramenta, oferecer corridas a preços menores que as atuais, atraindo assim passageiros.
Os pagamentos das viagens serão feitos em dinheiro, cartões de crédito ou débito. Também haverá opções e percentuais para os taxistas darem desconto para os passageiros.
A prefeitura ainda informou que, por meio da ferramenta, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes terá a geolocalização de todos os táxis em operação cadastrados no aplicativo. Com isso, será possível fazer um Raio-X da distribuição dos táxis em cada região da cidade por dia, semana e horário, além de determinar as origens e destinos mais comuns dos táxis em São Paulo.
O aplicativo também terá um conceito semelhante ao do Waze, pelo qual os taxistas também poderão informar pela ferramenta problemas como buracos, lixo, manifestação e congestionamentos.
Na apresentação, os dois prefeitos disseram que haverá uma cooperação entre as cidades em projetos locais que possam ser adaptados a cada realidade. Inicialmente, São Paulo contará com as informações sobre o aplicativo e o Rio de Janeiro deve aplicar um programa semelhante ao Corujão da Saúde, com atendimentos médicos na madrugada.
“O Táxi SP é o primeiro dos programas de cooperação entre São Paulo e Rio de Janeiro. Foi totalmente desenvolvido e implantado com sucesso lá. Quando avaliei os indicadores do programa, achei interessante aplicá-lo aqui em São Paulo”, afirmou o prefeito João Doria em nota da prefeitura de São Paulo recebida pelo Diário do Transporte.
“Vamos nos unir para concretizar esse e outros projetos juntos, como o Corujão Carioca”, declarou o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.
Na mesma nota, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, diz que a segurança a qualidade dos serviços são aspectos que devem ser pensados para o aplicativo.
“O Táxi SP oferece ao usuário a garantia que o taxista está cadastrado no sistema da Prefeitura, oferecendo mais segurança. Além disso, o aplicativo permite um controle maior da qualidade do serviço, segurança quanto aos valores cobrados, evitando abusos, e a previsão do preço da corrida antes do início da viagem”
“O aplicativo será gerenciado pela Secretaria Municipal de Transportes e pela Prodam. Quando concluído, a SMT publicará as normas para o cadastro dos taxistas. A exigência do cadastro para a utilização do aplicativo visa garantir a qualidade e a segurança do serviço que será prestado pelo app.” – complementa a nota.
Diário do Transporte