O programa Transporte Cidadão começa a funcionar nesta sexta-feira (6), inicialmente, com dez linhas, entre municípios da Região Metropolitana e a capital potiguar. A expectativa é de que o programa beneficie, nessa primeira etapa, mais de 500 pessoas. A cerimônia de lançamento será no estacionamento da Arena das Dunas, às 9h30. Na ocasião, o governador Robinson Faria dará a partida no primeiro ônibus dando início oficial ao programa, que consiste na oferta de transporte gratuito para a população de baixa renda (inscritas no Cadastro ÚnicoCadÚnico) de municípios da Grande Natal, garantindo o acesso dessas pessoas aos serviços públicos essenciais na capital.
O programa, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER), será operacionalizado por meio de linhas circulares de ônibus de grande porte, de segunda a sexta-feira, com itinerários previamente planejados, saindo às 5h e retornando ao ponto de origem às 17h, com paradas nas Centrais do Cidadão, Hospital Walfredo Gurgel, Liga Norte-riograndense Contra o Câncer, Hospital Giselda Trigueiro, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Universitário Onofre Lopes.
O serviço será ofertado gratuitamente para as pessoas desempregadas cadastradas no Sine-RN, gestantes, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, portadores de doenças crônicas e seus acompanhantes, idosos a partir de 60 anos, inscritos no CadÚnico.
Para realizar o cadastro, a população que se enquadra no público alvo deve procurar as centrais do cidadão de Natal (Alecrim, Via Direta e Zona Norte), Macaíba, São José de Mipibu e Parnamirim, munidos dos documentos pessoais, Número de Identificação Social (NIS), e outros documentos que comprovem as condicionalidades do programa, que será custeado com recursos oriundos da arrecadação dos Restaurantes Populares.
Serviço
Inicialmente, o Transporte Cidadão beneficiará as seguintes linhas:
Maxaranguape / Extremoz / Natal
Ceará-Mirim / Natal
São Gonçalo do Amarante / Natal
Ielmo Marinho / Macaíba / Natal
Macaíba / Natal
Vera Cruz / Parnamirim/ Natal
Monte Alegre / Natal
Nísia Floresta/ São José de Mipibu/ Natal
Arês/ São José de Mipibu/ Natal
Goianinha/ São José de Mipibu/ Natal
Pontos de saída
Maxaranguape (Secretaria de Tributação)
Extremoz (estátua do Grude)
Ceará-Mirim (Prefeitura)
São Gonçalo do Amarante (Prefeitura)
Ielmo Marinho (Prefeitura)
Macaíba (Igreja Matriz)
Vera Cruz (Praça central)
Parnamirim (Secretaria de Assistência Social)
Monte Alegre (Igreja Matriz)
Nísia Floresta (Igreja Matriz)
São José de Mipibu (Igreja Matriz)
Arês (Prefeitura)
Goianinha (Antiga prefeitura).
Tribuna do Norte
pra ser motorista como fazer