Retrô: Os Apache S21 da Expresso Oceano

Lançada em meados dos anos 2000, a empresa Expresso Oceano é um desdobramento da Transportes Guanabara para a operação de linhas metropolitanas e intermunicipais. Desde que foi lançada, a Oceano tem alternado a renovação de sua frota: parte dos veículos foi comprada zero quilômetros, e parte é repassada da có-irmã Guanabara. Por duas ocasiões, teve o Apache S21, da Induscar Caio, em sua frota. A presença dele na frota da Oceano está na coluna Retrô de hoje.

O primeiro S21 foi adquirido pela Oceano em 2001. O veículo tinha o chassi Mercedes-Benz OF 1417, e recebeu a numeração 513. Quando chegou, ainda tinha a primeira pintura da empresa, com predominância na cor amarela. Ele foi comprado conjuntamente com outros Apache S21 para a Guanabara – alternados entre chassis OF 1417 e OF 1721, da Mercedes. Além deles, o grupo Guanabara também recebeu, naquela ocasião, seu único Apache VIP I vindo de fábrica, que também foi destinado à Oceano, e recebeu o prefixo 514.
 
O 513 permaneceu na frota da Oceano até meados de 2011, quando se aposentou. Antes de deixar a frota, ganhou a nova identidade visual da empresa, trocando o amarelo pelo branco. Boa parte da frota da Oceano passou por essa mudança na cor dos veículos.
Em 2011, com a venda da Oceano (e da Guanabara) para a empresa Metropolitana, do Recife, mais uma vez o S21 fez parte da frota da empresa. Unidades do modelo que operavam na empresa pernambucana Caxangá – que também faz parte do grupo Metropolitana – foram remanejados para a Oceano. Os veículos tinham chassis Mercedes-Benz OF 1721, e foram fabricados em 2003. Parte deles também contavam com uma terceira porta, no meio do ônibus, e foram destinados a operação das linhas de Extremoz.
 
Atualmente, os S21 vindos de Pernambuco já foram aposentados da frota da Oceano, e o modelo não faz mais parte da empresa.

 Fotos: Acervo UNIBUS RN / Fagner Wellington / Eronildo Assunção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo