Especial UNIBUS RN: 36 ônibus seminovos já entraram em operação na frota natalense nas últimas semanas

Pelo menos 36 ônibus usados já estão rodando no transporte urbano de Natal nas últimas semanas. Cinco das seis empresas que operam o transporte na capital potiguar receberam veículos remanejados de outros estados: Guanabara, Santa Maria, Via Sul, Cidade do Natal e Reunidas. Só a empresa Conceição ficou de fora. O principal propósito é diminuir a idade média de suas frotas.

Com a inclusão dos veículos, apesar de usados, mais tecnologia e menos poluição passam a fazer parte do cenário do transporte local. Isto porque uma parte das renovações (cerca de 41 ônibus dos 114 esperados no total) será realizada por intermédio de veículos com a motorização Euro V, norma de emissão de gases menos poluentes em vigor no Brasil desde 2012. Ao mesmo tempo, os veículos substituem, justamente, os ônibus mais antigos da frota potiguar.
Das cinco empresas que renovaram suas frotas com os ônibus usados, a Guanabara, maior empresa de transporte do estado, recebeu apenas veículos de motorização Euro III e já estima-se que será um total entre 63 a 70 ônibus. Para aposentar os carros mais antigos de sua frota, fabricados entre 2005 e 2007 (entre eles os Foz Super, Citmax, Urbanuss, Svelto, de chassis Mercedes-Benz OF 1418 e 1722), a renovação ocorreu com veículos do ano 2009 (todos do modelo Torino, com chassis Mercedes-Benz OF 1722). Os veículos com prefixos 1937, 1941, 1942, 1943, 1945, 1949, 1964 e 1981 já foram vistos operando regularmente nas linhas da empresa.

 
 
Veículos fabricados em 2009 substituem carros antigos da Guanabara
Além disso, os ônibus são estruturalmente menores, já que tem a configuração tamanho padrão – e acaba havendo uma perda de espaço em comparação com alguns dos veículos que são substituídos, como os Citmax e os Sveltos, que eram alongados, mas ganham espaço em comparação com os “micrões” Foz Super. Como ponto positivo, os ônibus contam com acessibilidade completa, isto é, dispondo de elevador para deficientes físicos. Eles pertenceram às empresas Metropolitanas e Caxangá, de Pernambuco, do mesmo grupo empresarial da Guanabara.

 
Foz Super, Svelto e Citmax já estão deixando a frota da maior empresa do estado
Na Santa Maria e na Reunidas, empresas que pertencem ao mesmo grupo empresarial, o Torino foi o modelo recebido por elas. A configuração é a mesma para todos os carros, que contam com o chassis Mercedes-Benz OF 1721 Euro V. Os veículos da Reunidas pertenceram a Reunidas paraibana, e os da Santa Maria vieram da TransNacional. Os ônibus são os primeiros com a tecnologia Euro V da Santa Maria, que também recebeu veículos com a motorização Euro III. Em ambas as empresas, eles substituem os carros mais antigos da frota, fabricados em 2007. São aguardados pelo menos 20 ônibus remanejados, sendo 10 unidades para cada empresa do grupo. Os veículos da Santa Maria com prefixos 02031, 02052, 02054, 02057, 02072 e 02085 além dos veículos da Reunidas com prefixos 0855 e 0865 foram vistos operando nas linhas das respectivas empresas.
 
 
Na Reunidas e na Santa Maria, Torinos da Paraíba renovaram a frota
Já a Cidade do Natal e a Via Sul foram às compras no Rio de Janeiro. Elas foram as que colocaram os carros nas ruas há mais tempo – os veículos já circulam há quase dois meses – e todos contam com o chassi Mercedes-Benz OF 1721 Euro V, mantendo as duas empresas com as frotas mais novas de Natal. Na Via Sul, parte dos ônibus vieram da empresa Jabour, e outra parte da Nossa Senhora da Penha, ambas do Rio. Todos os veículos (do prefixo 5001 ao 5010) já estão operando normalmente nas linhas da empresa.
 
 
Ônibus da Jabour e Nossa Senhora da Penha renovaram a frota da Via Sul
Por outro lado, a Cidade do Natal comprou dois modelos diferentes para a renovação: o Torino e o New Torino. Os ônibus pertenceram a empresa Nossa Senhora da Penha. Com as renovações, as empresas remanejaram os ônibus antigos para as operações da região metropolitana de Natal – no caso da Cidade do Natal, transferindo os ônibus mais antigos para a empresa Cidade das Dunas (os veículos 6025, 6083 e 6135 já foram transferidos e estão em operação na filial da região metropolitana). Os ônibus com prefixos 6009, 6045, 6071, 6089, 6111, 6119, 6121, 6129, 6151 e 6165 já estão rodando nas linhas da empresa Cidade do Natal, restando somente dois veículos do modelo New Torino a estrear nas ruas da capital potiguar.
 
 
Com a renovação, veículos mais antigos da Cidade do Natal foram remanejados para a Dunas

Caso se efetuem todas as aguardadas transferências de ônibus usados oriundos dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro, o número de seminovos chegará a um total 114 ônibus, considerando apenas as aquisições nos últimos três meses, o que resultará em uma frota de ônibus adquiridos de segunda mão em torno de 310 veículos e corresponderá a uma taxa de aproximadamente 45% do total da frota operante. Contudo, estima-se que a idade média da frota natalense se manterá por volta de 7,25 anos (considerando o ano/modelo da carroceria de cada ônibus). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo