Na semana passada, o Diário do Transporte noticiou que a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou uma resolução, válida desde terça-feira, 08 de agosto, que permite com que as empresas de ônibus de linhas interestaduais façam promoções.
Os valores das passagens podem ser reduzidos espontaneamente pelas companhias de ônibus sem que precisem seguir as burocracias das regras antigas, pelas quais, era necessário, por exemplo, pedir autorização prévia para a agência.
Nesta terça-feira, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, divulgou nota dizendo que a expectativa agora é que haja um crescimento no número de passageiros, com a oferta de preços menores.
“Finalmente chega ao transporte terrestre o que já realizamos para o transporte aéreo, atendendo a quem mais precisa, as pessoas com renda mais baixa da população. Liberdade de escolha é fundamental: quanto mais direitos obrigatórios são oferecidos, menos as empresas conseguem atender a quem escolhe viagens econômicas. Precisamos oferecer serviços de qualidade por menor preço”
Uma das novidades da regulamentação da ANTT, como também já havia informado o Diário do Transporte, é que as empresas podem oferecer descontos apenas por seções e não para a linha inteira.
Também nesta terça-feira, o gerente da ANTT, Alexandre Muñoz, destacou que a liberdade de escolha pelas promoções vai deixar o mercado mais competitivo, melhorando os preços para os usuários.
No entanto, de acordo com diversos passageiros que entraram em contato com Diário do Transporte ao longo de uma semana da resolução, pouca coisa mudou em relação aos preços.
“Não senti mudança nenhuma. A passagem da Catarinense entre Santo André e Curitiba estava neste final de semana o mesmo preço que no início mês passado. Ainda mais em trajetos assim, que não tem concorrência” – disse Robson dos Santos Firmino, que tem parentes na capital paranaense e mora na cidade do ABC.
“Entre Vitória da Conquista e Rio de Janeiro ‘tá’ a mesma coisa. Dependendo da viagem, o avião ainda sai mais em conta” – explicou, pela internet, Rosimeire Figueira, que queria viajar a passeio.
PREÇOS QUASE IGUAIS:
O Diário do Transporte visitou alguns sites de empresas de ônibus e de aviação nesta terça-feira para verificar promoções e constar se há diferenças de preços entre companhias nos mesmos trajetos.
Em muitos portais havia banners de promoção, mas na pesquisa feita em três destinos semelhantes, de alta demanda, os valores das passagens são praticamente os mesmos entre as diferentes empresas.
Foram pesquisadas as rotas São Paulo/Rio de Janeiro, São Paulo/Belo Horizonte e São Paulo/Curitiba.
Os destinos foram escolhidos porque, além de registrarem alta demanda de passageiros, também sofrem concorrência direta do setor aéreo.