Moradores dos conjuntos Gramoré (bairro Lagoa Azul) e Santarém (bairro Potengi), na zona Norte de Natal, reclamam da junção das linhas de ônibus 11/17 e 78. Segundo os usuários do sistema de transporte público, o novo itinerário, implantado há dois anos, é obsoleto e não atende às demandas da população. O roteiro dos coletivos dessas linhas faz o percurso Gramoré, Santarém, Petrópolis, Ribeira e Cidade Alta. Santarém perdeu o terminal do antigo 78, que agora é em Gramoré com as duas linhas unificadas.
Foto: Marcelo Henrique Alves |
De acordo com informações de moradores dos dois conjuntos, a nova linha 17- 78 foi unificada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) com a promessa de colocar duas empresas de ônibus e aumentar o número de veículos. Mas de acordo com os usuários, a promessa não foi cumprida e os passageiros são obrigados a esperar uma média de 40 minutos pelos ônibus.
A principal reclamação é de que uma linha apenas para dois conjuntos sobrecarregou a frota. Os moradores do Santarém se queixam que quando o coletivo chega ao conjunto já está superlotado com usuários do Gramoré. Além disso, os moradores dizem que os coletivos passam em ruas pouco movimentadas.
Os moradores de Gramoré e de Santarém também reclamam da falta de abrigos de passageiros nos conjuntos. Segundo o morador Marcelo Alves, a STTU não justificou a união das linhas e disse que usuários enviaram um ofício à Secretaria questionando esta decisão e pedindo a mudança do itinerário da linha 17-78. Na opinião do leitor qjue enviou a reclamação via NOVOWhats, a Secretaria de Mobilidade de Natal fica “apática aos mandos e desmandos dos empresários donos das empresas de coletivos”.
Em nota a STTU disse que unificou as duas linhas porque o itinerário da linha 78 tornou-se inviável e obsoleto com a criação da linha 78A-47, e que por este motivo, unificou a 11-17 com a 78 para criar a 17-78. A Secretaria detalhou que foi feita uma reunião com os conselhos comunitários do Gramoré e do Santarém há um mês para discutir a mudança no itinerário da linha 17-78.
A STTU também reiterou que fez a proposta de três novos itinerários e mandou em ofícios para os conselhos comunitários dos conjuntos em 21 de julho e que aguarda os moradores para discutir uma solução para o problema. A Secretaria de Mobilidade detalhou que há 10 carros à disposição da linha 17-78 e em dia úteis 60 viagens são realizadas. A Secretaria garantiu que as paradas de ônibus reivindicadas pelos moradores serão feitas.
A reposta atende ao pedido de informação sobre o assunto feito pelo leitor Marcelo Henrique Alves, que mora no conjunto Gramoré e é usuário da linha 17/78. Marcelo entrou em contato com o NOVO Notícias via NOVOWhats (99113- 3526) nesta terça-feira (08) para sugerir a pauta.
Novo Notícias