Incidentes com ônibus em movimento têm-se tornado comum. Um ônibus articulado da Jotur, na Grande Florianópolis, se rompeu após quebra da articulação, dividindo o veículo em dois. O fato se deu no começo de julho. No final do mesmo mês foi vez de a porta de um ônibus da linha Pinhais/Campo Comprido, em Curitiba, cair com o veículo em movimento. O veículo pertencia à companhia Expresso Azul, de Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Na terça (dia 8) um incidente semelhante voltou a ocorrer em Curitiba, assustando os usuários da linha Santa Cândida-Capão Raso. Uma das portas do biarticulado que serve à linha simplesmente despencou quando o ônibus chegava à estação Fernando de Noronha, no bairro Bacacheri, por volta das 20 horas.
A porta que se soltou foi justamente uma das usadas pelos passageiros para o desembarque. Ninguém se machucou.
A URBS, que gerencia o serviço de ônibus da capital de Curitiba, informou que o fato ocorreu após um dos pinos que fixa a porta ter se soltado.
Considerando que tal tipo de fato raramente acontece, a URBS ressaltou que realiza fiscalização diária nos veículos da frota e que vai tomar providências para intensificar a vistoria após o episódio.
O incidente acontece num momento em que um dos principais debates em Curitiba é sobre a idade da frota de ônibus que atendem à capital.
Conforme noticiamos, o serviço de ônibus de Curitiba pode chegar ao fim de 2017 com 1/3 dos coletivos com mais de 10 anos de vida útil.
Este teria sido um dos motivos alegados para o desligamento do presidente da URBS, José Antonio Andreguetto, sétimo integrante do primeiro escalão do governo Rafael Greca a cair. Ele teria enfrentado dificuldades para proceder à renovação da frota de ônibus da cidade. Desde 2013 as empresas de transporte coletivo se amparam em uma liminar judicial que as desobriga de comprar novos veículos para o sistema.
Diário do Transporte