Especial UNIBUS RN: Tecnologia EURO 5 equipa cerca de 10% da frota natalense


Após um pouco mais de 5 anos de vigência da PROCONVE P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), também conhecida como “EURO 5”, ainda é tímida a presença desta tão importante tecnologia na frota natalense. O portal UNIBUS RN pesquisou e constatou que cerca de 10% da frota ativa da capital potiguar está equipada com esta moderna técnica de redução de poluição.

A empresa que tem a maior frota de ônibus com EURO 5 é a Cidade do Natal: dentre os seus 54 veículos na ativa, 23 estão equipados com a tecnologia, ou o equivalente a 42,6%, sendo que 11 foram adquiridos novos e os outros 12 vieram usados de outras empresas.
Cidade do Natal é a empresa que mais investe em ônibus menos poluentes

Em segundo lugar aparece a empresa Via Sul: dos seus 44 ônibus na ativa, 16 disponibilizam sistema EURO 5, o que corresponde a 36,4% de sua frota, dentre os quais 6 foram comprados zero km e 10 vieram de segunda mão.
Via Sul acaba de incorporar mais 10 ônibus semi-novos EURO 5

Em seguida despontam Reunidas e Guanabara, com 15 e 17 ônibus, respectivamente, dotados com EURO 5, correspondendo a 14,2% da frota daquela e 8,0% da frota desta. Elas são as únicas empresas que adquiriram todos os seus veículos que são equipados com a referida tecnologia direto da fábrica.
 
Dos ônibus equipados com EURO 5 na Reunidas e Guanabara, todos vieram zero km 

E finalmente, decorridos 5 anos e meio do lançamento da legislação PROCONVE P7, as empresas Conceição e Santa Maria ainda não disponibilizam ônibus em suas frotas com o mais atualizado e eficiente sistema inibidor de poluição.
Conceição e Santa Maria não possuem ônibus com EURO 5

Contabilizando 71 ônibus, atualmente as empresas que operam linhas urbanas em Natal ofertam apenas 10,6% de sua frota com ônibus providos de EURO 5. Coincidentemente, este é o mesmo percentual da frota que possui no máximo 5 anos de uso. Conclui-se que quase 90% da frota natalense está defasada tecnologicamente em relação às emissões de agentes poluidores do ar.

ENTENDA A TECNOLOGIA EURO 5
A legislação PROCONVE P7 é uma evolução do PROCONVE, cujo principal objetivo é reduzir o nível de emissão de gases poluentes na atmosfera. O PROCONVE é regulamentado pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) desde 1986, quando o programa foi criado. Já o título EURO 5, surgiu de uma alusão à legislação europeia que cumpre este papel regulamentador (atualmente na Europa está em vigor a EURO 6).
As principais metas do EURO 5 são:
  • Diminuir em cerca de 60% as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e em até 80% as emissões de partículas promovidas pelos atuais modelos com a tecnologia EURO 3.
Junto ao CONAMA, outros órgãos públicos de âmbito federal, estadual e municipal também participam da regulamentação do PROCONVE. Além das instituições públicas, algumas associações também acompanham o desenvolvimento do PROCONVE, e essas associações vão de defensoras dos recursos ambientais à representantes dos fabricantes de motores e veículos.
Objetivos gerais do PROCONVE:
  • Promover o desenvolvimento tecnológico brasileiro;
  • Promover a melhoria das características dos combustíveis;
  • Desenvolver programas de vistoria dos veículos em uso;
  • Conscientizar a população sobre os danos provocados pela poluição veicular.                        
As mudanças que o EURO 5 provocou nos ônibus e caminhões brasileiros envolvem o funcionamento dos motores, ou seja, a recirculação dos gases de escape e no uso de um combustível com um teor bem menor de enxofre, o S50.
Os motores que atendem às exigências do EURO 5, são de dois tipos: os que trabalham com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction/Redução Catalítica Seletiva) e os que funcionam com a tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation/Recirculação dos Gases). Sendo que o primeiro, necessita do componente ARLA 32 (ureia) para funcionar, enquanto que para o segundo, o componente é dispensável.

Por Flávio Dantas
Colaboração: Rubson Caetano
Fontes: LM Transportes; Pé na Estrada; Carga Pesada; FENATRAN; Blog do Caminhoneiro; Amo Caminhões; Volvo; Automotive Business; MAN Latin America; Volks Caminhões.

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