Vereador quer unificar tarifas de transporte Natal-Parnamirim

O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Irani Guedes (PRB), deu prosseguimento à sua iniciativa de realizar audiência pública na Casa Legislativa para debater o transporte e a mobilidade municipal. Durante a discussão, Irani Guedes tratou da possibilidade de uma unificação de tarifas do transporte público de Parnamirim em relação a Natal. Segundo diz o presidente da Câmara de Parnamirim, é uma saída justa para satisfazer a população da cidade que reclama dos altos preços das passagens do transporte.

“Queremos unificar as tarifas, e eu acho justo. Parnamirim é uma cidade que fica a dez quilômetros de Natal. Se você sair daqui e descer em Ponta Negra, são cinco quilômetros. Nisso, o passageiro paga R$ 4,10. Em Natal, você sai de Ponta Negra a para zona Norte e gasta R$ 3,35, sendo que é uma distância quase duas ou três vezes maior. A população nos cobra para que lutemos por melhorias na mobilidade urbana da Região Metropolitana e no transporte público. É um grande problema, porque a passagem aumenta e não melhora o acesso aos ônibus, e nem melhora a situação para a população”, queixou-se Irani durante a audiência.
Presente na sessão, a secretária de Natal de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, disse que o governo do Rio Grande do Norte precisa se unir aos municípios da Grande Natal para tornar possível a ambição da integração do transporte público nas cidades. Ela acredita que, hoje, não exista uma parceria forte neste sentido.
“Hoje em Natal temos um polo concentrado com todos os secretários em busca de uma solução. Percebe-se que não podemos mais trabalhar e planejar sozinhos, é preciso que seja um esforço integral. As linhas que saem de Parnamirim para Natal, e de São Gonçalo do Amarante para Natal, são gerenciadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ou seja, o estado. Hoje não existe essa integração entre o estado e o município, precisamos ver essa estrutura organizacional. Feito isso, vamos fazer o estudo das demandas e quilometragens para ver que caminhos seguiremos para atender a população”, declarou a secretária.
O deputado Kelps Lima (Solidariedade) também marcou presença na reunião e expôs sua preocupação com a falta de interligação entre as cidades da Grande Natal. “Se as cidades adjacentes da Região metropolitana, perdem muito por não terem acesso a Natal, Natal perde muito mais. Porque a capital possui comércio mais forte e perde de arrecadar com isso. É preciso fazer um grande sistema onde se possa compensar em licitação linhas de alto carregamento e viabilidade econômica e colocando dentro de lotes as linhas que não dão lucro. Quanto maior for o sistema mais fácil de fazer as compensações sociais. É inacreditável não se conseguir fazer licitação nos municípios da Grande Natal”, lamentou.
Além da unificação das tarifas, também foi debatida melhorias na própria mobilidade urbana de Parnamirim. Secretário de Trânsito do município, Marcondes Pinheiro, explicou que, em breve, um plano com o intuito de aprimorar o transporte verá a luz do dia. “O plano não está concluído ainda, mas temos que louvar a iniciativa. O que queremos é que o plano saia lapidado da melhor forma possível, trazendo melhorias à população de Parnamirim. Trata-se de um levantamento da situação em que se encontram os transportes e mobilidade urbana do município, que será examinado para que possamos aprimorar o setor”.
Na ocasião, participaram do debate, além do deputado estadual Kelps Lima; da secretária Elequicina; do secretário Marcondes e do presidente Irani Guedes, o presidente da Câmara de São Gonçalo do Amarante, Raimundo Mendes (PMB); o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras e o secretário adjunto da STTU de Natal, Clodoaldo Trindade.
Fonte: Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo