O Portal UNIBUS RN dá continuidade ao levantamento sobre a acessibilidade na frota das empresas potiguares, e apresenta hoje os dados das empresas metropolitanas. Na grande Natal, 35,4% da frota conta com acessibilidade integral – considerando apenas os veículos com elevador para uso de deficientes físicos e pessoas com dificuldades de locomoção, já que para a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), fatores como assentos preferenciais reservados, por exemplo, já tornam o ônibus acessível. O índice é 19,4 pontos percentuais menor que o da capital, Natal, onde 54,8% dos ônibus dispõem de elevador.
Cidade das Dunas: Mais uma vez campeã |
Na região metropolitana de Natal, a empresa Cidade das Dunas é a campeã entre as operadoras com carros acessíveis com elevador. 69,6% da frota da empresa são acessíveis, ou 16 dos 23 carros que a empresa oferta nas linhas de Cidade Verde e Ceará-Mirim. Ao lado da Dunas, a segunda empresa que mais oferta carros completamente acessíveis aos usuários da Grande Natal é a Via Sul. 18 dos 31 carros que a empresa oferta nas linhas de Cidade Verde, área já pertence à Parnamirim. O número representa 58,1% da frota.
Curiosamente, as campeãs de acessibilidade na região metropolitana são as mesmas de Natal – no caso da Cidade das Dunas, em Natal, sua coirmã Cidade do Natal é a empresa que mais oferta carros acessíveis. Na Via Sul, há mudança apenas de razão social para as operações na capital e Grande Natal, porém, sendo uma mesma empresa.
Via Sul segue na vice-liderança |
Surgida em 2010, a Parnamirim Field é a terceira empresa que mais oferta veículos com elevadores na região metropolitana. A empresa, que liga a região do Parque Industrial e Emaús, em Parnamirim, à Natal, tem 41,2% da frota acessível, ou ainda 7 dos 17 veículos que a Field mantém em atividade.
Usuários da Field contam com acessibilidade |
Maior empresa metropolitana do Estado, a Trampolim da Vitória é também a que mais têm ônibus com elevadores nas linhas intermunicipais da Grande Natal, e a quarta empresa com mais veículos adaptados proporcionalmente. Dos 92 ônibus de sua frota, 32 possuem o item de acessibilidade. O número corresponde a 34,8% da frota da empresa, que atende os municípios de Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
32 ônibus da Trampolim contam com elevador |
A Santa Maria, que também atua na região metropolitana de Natal, operando linhas de Cidade Verde, tem 23,1% da frota completamente acessível, sendo 3 dos 13 ônibus disponíveis na empresa, aptos aos cadeirantes da Grande Natal.
Santa Maria tem veículos com elevador em Cidade Verde |
Na Oceano, empresa pertencente à Guanabara, 22,4% da frota é composta por ônibus acessíveis integralmente, ou ainda 11 dos 49 veículos da empresa.
Frota adaptada da Oceano é de 22,4% |
Em último lugar no ranking entre as empresas metropolitanas, aparecem as empresas Campos e Litorânea/Barros. Ambas têm apenas 3 ônibus com elevador. A vantagem da Campos é pela frota menor, garantindo acessibilidade integral em 18,8% da frota. Na Litorânea, apenas 13,6% da frota pode ser utilizada por usuários em cadeiras de rodas.
Campos e Litorânea têm apenas três veículos com elevador
No total, 93 ônibus de uma frota de 263 veículos que operam na Grande Natal garantem acessibilidade plena aos usuários. O índice é menor que o da capital, onde 365 dos 666 ônibus têm o elevador. O Portal UNIBUS RN não encontrou índices de outros estados disponíveis para fazer o comparativo com a região metropolitana de Natal.
Histórico
A presença de ônibus com elevadores na história das empresas metropolitanas é tímida. Nos anos 2000, a empresa Trampolim da Vitória disponibilizou o primeiro ônibus adaptado – um Neobus Thunder, que seguia o mesmo padrão dos veículos comprados em Natal para o projeto Transporte Cidadão. A Trampolim também foi pioneira na compra do primeiro ônibus de grande porte com elevador, adquirido em 2009: do lote de 5 Apache VIP – os primeiros do Rio Grande do Norte – um deles, o carro 201, continha o item de acessibilidade.
Micro adaptado foi disponibilizado pela empresa Trampolim |
Nas demais empresas que operam na grande Natal, foi necessária a obrigatoriedade da fabricação de ônibus com elevador para que veículos completamente acessíveis chegassem a elas. Curiosamente, nas empresas Litorânea/Barros e Oceano, apenas uma compra de veículos zero quilômetro foi feita por elas – os demais ônibus com elevador da Oceano foram repassados pela Empresa Metropolitana, sua proprietária desde 2011. Já a Litorânea não recebe ônibus com elevador desde que sua antecessora, Barros, foi incorporada ao atual grupo empresarial. O caso das empresas Campos e Parnamirim Field é parecido: por duas vezes, foram comprados ônibus com elevador, e os demais veículos incorporados à frota das empresas não contém elevador.
Últimos ônibus com elevador da Barros (hoje Litorânea) e Campos
Já as empresas Trampolim da Vitória e Santa Maria, além de terem comprado veículos zero quilômetro com elevador, também tiveram carros adaptados integralmente incorporados à frota. Enquanto isso, as campeãs do ranking, Cidade das Dunas e Via Sul, têm renovações de veículos zero quilômetro e usados com o item de acessibilidade integral.
Cidade das Dunas: renovação a todo vapor |
Por Thiago Martins
Colaboraram Andreivny Ferreira, Flávio Dantas, Heitor Bezerra, Helckton Fernandes e Thiago Morais
Fotos: Acervo UNIBUS RN / Roberto Marinho – Ônibus Expresso / Iury Mello / João Maria Gomes e João Paulo Nascimento