A Prefeitura de Fortaleza anuncia que continuará inovando na mobilidade da cidade, buscando harmonizar a convivência entre os diversos modais: o andar a pé, as bicicletas, os ônibus e os carros. A novidade será o trinário, que envolve três vias. As vias definidas serão requalificadas, passarão por uma otimização e readequação do fluxo. Isso beneficiará diretamente o deslocamento do transporte coletivo, além de ciclistas, pedestres e veículos em geral.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do grupo técnico do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT).
O local onde o trinário será implantado é a Avenida Duque de Caxias, que já passa por avaliações. A Duque de Caxias corta o Centro de Fortaleza, e é uma das vias mais tradicionais e movimentadas em todos os horários. Os técnicos estão realizando estudos de tráfego, testes de viabilidade e simulações, segundo informações da SCCP.
Pelo projeto da Prefeitura, as mudanças que serão promovidas pelo trinário da Duque de Caxias beneficiarão diretamente a 208 mil pessoas da região atingida.
Os ganhos da população com o sistema de binários são inúmeros. Um dos principais é o ganho na velocidade operacional dos ônibus. Como alguns exemplos podem ser citados o caso da avenida Carapinima (ganho de 160%), da Bezerra de Menezes (ganho de 91%), e da Avenida da Universidade (ganho de 70%), além de muitas outras vias. As informações são da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos.
De junho de 2014 até este mês, a Prefeitura de Fortaleza já havia implantado 14 binários na cidade, contemplando mais de 30 bairros com as intervenções de mobilidade.
Fonte: Diário do Transporte