Ao longo dos últimos 20 anos, Natal perdeu dezenas de linhas
de ônibus. Os trajetos foram extintos. Algumas dessas linhas foram substituídas
por outras ou tiveram os destinos adaptados para outras linhas. Já outras,
ficaram na memória e nos raros registros. O portal UNIBUS RN fez um
levantamento das linhas que existiram em Natal e que hoje são apenas
lembranças, e apresenta neste Especial de hoje. Confira!
de ônibus. Os trajetos foram extintos. Algumas dessas linhas foram substituídas
por outras ou tiveram os destinos adaptados para outras linhas. Já outras,
ficaram na memória e nos raros registros. O portal UNIBUS RN fez um
levantamento das linhas que existiram em Natal e que hoje são apenas
lembranças, e apresenta neste Especial de hoje. Confira!
Linhas 03, 28 e 45
Com o fim das atividades da Viação Riograndense em Natal
(capital) em agosto de 2012, as três linhas urbanas que a empresa operava (03 –
Nova Natal/Viaduto de Ponta Negra/Campus; 28 – Nova Natal/IFRN e 45 – Brasília Teimosa/Campus)
também foram extintas. Atualmente, das três, apenas o trajeto que a 03 operava
é coberto, em parte, pela linha 10-29 (adaptação das linhas 10 e 29, que também
tiveram seus trajetos originais extintos).
(capital) em agosto de 2012, as três linhas urbanas que a empresa operava (03 –
Nova Natal/Viaduto de Ponta Negra/Campus; 28 – Nova Natal/IFRN e 45 – Brasília Teimosa/Campus)
também foram extintas. Atualmente, das três, apenas o trajeto que a 03 operava
é coberto, em parte, pela linha 10-29 (adaptação das linhas 10 e 29, que também
tiveram seus trajetos originais extintos).
O edital de licitação do transporte de Natal prevê o retorno
das linhas 03 e da 28 com a realização do certame – o mais difícil, até então,
é a licitação sair do papel, já que por duas vezes não apareceram empresas
interessadas em operar as linhas com as regras e condições propostas pela
Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).
das linhas 03 e da 28 com a realização do certame – o mais difícil, até então,
é a licitação sair do papel, já que por duas vezes não apareceram empresas
interessadas em operar as linhas com as regras e condições propostas pela
Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).
O mesmo edital não fez qualquer consideração à linha 45.
Certamente continuará deixada de lado. Uma lástima, principalmente para os
usuários que ainda hoje sentem a falta da linha, e mais um item que demonstra o
descaso por parte da STTU.
Certamente continuará deixada de lado. Uma lástima, principalmente para os
usuários que ainda hoje sentem a falta da linha, e mais um item que demonstra o
descaso por parte da STTU.
Linha 18
Por falar no edital de licitação, o documento também não faz
consideração à linha 18, e, por tanto, já vamos considerar sua extinção. Atualmente,
a linha ainda faz duas viagens – uma pela manhã, outra a noite. Atualmente
operada pela empresa Guanabara, que remaneja veículos das linhas 20 (Cidade da
Esperança/Ribeira) e 25 (Bairro Nordeste/Petrópolis) para a operação da 18, a
linha já foi operada pelas empresas Nossa Senhora da Conceição e pela extinta Pirangy.
consideração à linha 18, e, por tanto, já vamos considerar sua extinção. Atualmente,
a linha ainda faz duas viagens – uma pela manhã, outra a noite. Atualmente
operada pela empresa Guanabara, que remaneja veículos das linhas 20 (Cidade da
Esperança/Ribeira) e 25 (Bairro Nordeste/Petrópolis) para a operação da 18, a
linha já foi operada pelas empresas Nossa Senhora da Conceição e pela extinta Pirangy.
No horário noturno, a linha tem grande demanda de usuários
do Campus da UFRN, que sofrem com dificuldades ocasionadas pela falta de ônibus
na Universidade. O Circular do Campus, principal opção de trajeto, é
insuficiente para a demanda da área; nos últimos anos, também houve a perda das
linhas 03 e 45, que atendiam a instituição. O fim da 18 aponta que a situação
tende a piorar.
do Campus da UFRN, que sofrem com dificuldades ocasionadas pela falta de ônibus
na Universidade. O Circular do Campus, principal opção de trajeto, é
insuficiente para a demanda da área; nos últimos anos, também houve a perda das
linhas 03 e 45, que atendiam a instituição. O fim da 18 aponta que a situação
tende a piorar.
Linha 06
A antiga linha 06 (Amarante/Ribeira) atendia o conjunto Amarante, que fica na
divisa entre Natal e São Gonçalo do Amarante. Informações não oficiais dão
conta que um acordo entre a antiga Secretaria de Transito e Transporte Urbano
de Natal (STTU – a mesma de hoje, atualmente Secretaria de Mobilidade Urbana) e
o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) buscou
organizar a operação da área. Para tanto, o trajeto Amarante/Centro passou a
seguir o padrão das demais linhas semi-urbanas que ligavam os bairros ao Centro
de Natal, e ganhou status de linha metropolitana.
divisa entre Natal e São Gonçalo do Amarante. Informações não oficiais dão
conta que um acordo entre a antiga Secretaria de Transito e Transporte Urbano
de Natal (STTU – a mesma de hoje, atualmente Secretaria de Mobilidade Urbana) e
o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) buscou
organizar a operação da área. Para tanto, o trajeto Amarante/Centro passou a
seguir o padrão das demais linhas semi-urbanas que ligavam os bairros ao Centro
de Natal, e ganhou status de linha metropolitana.
Assim, ela se tornou a 173 –
Regomoleiro/Petrópolis. Também mudou a empresa que a operava: A Guanabara deu
lugar a sua co-irmã, Oceano – que a opera até hoje. No mesmo acordo, a 04 –
Amarante/Mirassol, que liga o conjunto à zona sul de Natal, manteve-se intacta.
Regomoleiro/Petrópolis. Também mudou a empresa que a operava: A Guanabara deu
lugar a sua co-irmã, Oceano – que a opera até hoje. No mesmo acordo, a 04 –
Amarante/Mirassol, que liga o conjunto à zona sul de Natal, manteve-se intacta.
Linhas 09 e 09A
O código 09 foi extinto junto com a empresa Pirangy em 2001 –
que operou o trajeto Santarém/Rocas desde sua criação, no final dos anos 80. Ao
longo dos anos de 1990, a Guanabara e a Pirangy duplicaram e/ou estenderam os
trajetos das linhas bairro/centro para bairro/Petrópolis – como uma forma de atender
a demanda dos usuários para o bairro de Petrópolis (inicialmente, as linhas 16
e 17 foram estendidas até Petrópolis; ao longo dos anos, praticamente todos os
conjuntos passaram a sair dos bairros para Petrópolis). No caso da 09,
inicialmente foi criada a linha 09A – Santarém/Petrópolis – como uma
ramificação da 09 original até Petrópolis.
que operou o trajeto Santarém/Rocas desde sua criação, no final dos anos 80. Ao
longo dos anos de 1990, a Guanabara e a Pirangy duplicaram e/ou estenderam os
trajetos das linhas bairro/centro para bairro/Petrópolis – como uma forma de atender
a demanda dos usuários para o bairro de Petrópolis (inicialmente, as linhas 16
e 17 foram estendidas até Petrópolis; ao longo dos anos, praticamente todos os
conjuntos passaram a sair dos bairros para Petrópolis). No caso da 09,
inicialmente foi criada a linha 09A – Santarém/Petrópolis – como uma
ramificação da 09 original até Petrópolis.
Posteriormente, a 09A tornou-se 78, e com a transição da
Pirangy para a Reunidas, a 09 deixou de ser operada, mantendo somente a 78 –
que, agora, uniu-se com a linha 17 (que já havia se unido com a linha 11 anos
antes) e tornou-se 17-78.
Pirangy para a Reunidas, a 09 deixou de ser operada, mantendo somente a 78 –
que, agora, uniu-se com a linha 17 (que já havia se unido com a linha 11 anos
antes) e tornou-se 17-78.
Linhas 32, 42, 49 e 74
As linhas 32 (Cidade da Esperança/Cidade Satélite), 42 –
Candelária/Rocas, via Alecrim, e 74 (Planalto/Tirol) foram extintas em meados
de 2005/2006. Todas, à época, eram operadas pela empresa Santa Maria, e foram
extintas conjuntamente. Na prática, foi como se a empresa tivesse desistido de
operá-las. Já a 49 foi extinta quando a Reunidas comprou a Pirangy, e as linhas
da região de Santos Reis passaram a ser operadas pela empresa Santa Maria.
Candelária/Rocas, via Alecrim, e 74 (Planalto/Tirol) foram extintas em meados
de 2005/2006. Todas, à época, eram operadas pela empresa Santa Maria, e foram
extintas conjuntamente. Na prática, foi como se a empresa tivesse desistido de
operá-las. Já a 49 foi extinta quando a Reunidas comprou a Pirangy, e as linhas
da região de Santos Reis passaram a ser operadas pela empresa Santa Maria.
A 32 ligava o conjunto Cidade da Esperança ao conjunto
Cidade Satélite, passando pelo Centro Administrativo. Extraoficialmente, é
sabido que, com a inauguração da Estação de Transferência do Centro Administrativo
e a utilização de inúmeras linhas no ponto (onde os usuários podem desembarcar
e utilizar um segundo ônibus gratuitamente), a linha estava subutilizada, já
que os passageiros preferiam utilizar a linha 39 (Cidade da Esperança/Ribeira –
à época, atualmente Cidade Nova/Ribeira), desembarcar na Estação e integrar com
as linhas que seguiam para o Cidade Satélite (33, 37 ou 44), garantindo mais e
melhores opções de trajetos.
Cidade Satélite, passando pelo Centro Administrativo. Extraoficialmente, é
sabido que, com a inauguração da Estação de Transferência do Centro Administrativo
e a utilização de inúmeras linhas no ponto (onde os usuários podem desembarcar
e utilizar um segundo ônibus gratuitamente), a linha estava subutilizada, já
que os passageiros preferiam utilizar a linha 39 (Cidade da Esperança/Ribeira –
à época, atualmente Cidade Nova/Ribeira), desembarcar na Estação e integrar com
as linhas que seguiam para o Cidade Satélite (33, 37 ou 44), garantindo mais e
melhores opções de trajetos.
Já a linha 42 (Candelária/Rocas, via Alecrim) acabou sendo
deixada de lado em detrimento à linha 43 (Candelária/Praia do Meio, via Alecrim
– atualmente 64A-43 – Nova Natal/Candelária, via Alecrim). As diferenças entre
a 42 e 43 eram, basicamente, os terminais (o terminal da 42 era nas Rocas,
junto com a 35 [atualmente no Soledade I], e o da 43 na Praia do Meio), e a
operação no bairro do Alecrim. Nas décadas de 80 e 90, a crescente demanda de
usuários e o grande fluxo comercial no Alecrim fez com que as linhas fossem
divididas entre as avenidas do bairro. A 42, então, fazia o trajeto sentido
Candelária pela Av. Presidente Bandeira (Av. 02); já a 43 operava pela Av.
Presidente Sarmento (Av. 04). O retorno de Candelária para o Centro também
diferenciava. A 42 retornava pela Av. 02 indo ao Alecrim e ao Centro, enquanto
a 43 seguia o trajeto pela Bernardo Vieira até a Av. 06, chegando ao Alecrim e
posteriormente ao Centro da cidade. Com a extinção da linha 42, o trajeto para
Candelária passou a ser, obrigatoriamente, pela Av. 04, feito pela linha 43.
Curiosamente, em meados de 2013 o trajeto da 43 foi remanejado para a Av. 02,
tornando-se, na prática, a extinta 42.
deixada de lado em detrimento à linha 43 (Candelária/Praia do Meio, via Alecrim
– atualmente 64A-43 – Nova Natal/Candelária, via Alecrim). As diferenças entre
a 42 e 43 eram, basicamente, os terminais (o terminal da 42 era nas Rocas,
junto com a 35 [atualmente no Soledade I], e o da 43 na Praia do Meio), e a
operação no bairro do Alecrim. Nas décadas de 80 e 90, a crescente demanda de
usuários e o grande fluxo comercial no Alecrim fez com que as linhas fossem
divididas entre as avenidas do bairro. A 42, então, fazia o trajeto sentido
Candelária pela Av. Presidente Bandeira (Av. 02); já a 43 operava pela Av.
Presidente Sarmento (Av. 04). O retorno de Candelária para o Centro também
diferenciava. A 42 retornava pela Av. 02 indo ao Alecrim e ao Centro, enquanto
a 43 seguia o trajeto pela Bernardo Vieira até a Av. 06, chegando ao Alecrim e
posteriormente ao Centro da cidade. Com a extinção da linha 42, o trajeto para
Candelária passou a ser, obrigatoriamente, pela Av. 04, feito pela linha 43.
Curiosamente, em meados de 2013 o trajeto da 43 foi remanejado para a Av. 02,
tornando-se, na prática, a extinta 42.
O caso da linha 49 (Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim)
é praticamente o mesmo da 42: sobreposição de trajetos – só que a extinção da linha aconteceu anos
antes, em 2001, quando a Reunidas comprou a Pirangy (que operava a 49). Na
ocasião, as linhas de Santos Reis foram remanejadas para a empresa Santa Maria –
do mesmo grupo da Reunidas. A 49 fazia praticamente o mesmo trajeto da linha
48, diferenciando apenas na operação do Campus – que a 49 não atendia. A nova
empresa resolveu unificar a operação das linhas na 48, extinguindo a 49.
é praticamente o mesmo da 42: sobreposição de trajetos – só que a extinção da linha aconteceu anos
antes, em 2001, quando a Reunidas comprou a Pirangy (que operava a 49). Na
ocasião, as linhas de Santos Reis foram remanejadas para a empresa Santa Maria –
do mesmo grupo da Reunidas. A 49 fazia praticamente o mesmo trajeto da linha
48, diferenciando apenas na operação do Campus – que a 49 não atendia. A nova
empresa resolveu unificar a operação das linhas na 48, extinguindo a 49.
Por sua vez, em relação a 74 (Planalto/Tirol), sabe-se,
extraoficialmente, que a pouca demanda da linha contribuiu para sua extinção. A
linha ligava o Planalto ao Tirol em um trajeto, digamos, diferenciado: seguia
do Planalto até o Alecrim pela Av. 06, e atendia a Avenida Alexandrino de
Alencar, seguindo para a Praça Cívica, e fazendo o roteiro de volta ao
Planalto. Após a extinção, a 74 ainda chegou a ser operada por micro-ônibus do
sistema opcional, que alegavam que o trajeto tinha demanda. Quando criada, a
linha fazia o trajeto Pitimbu/Tirol. Nos anos 90, a empresa Santa Maria estendeu
o trajeto até o Planalto.
extraoficialmente, que a pouca demanda da linha contribuiu para sua extinção. A
linha ligava o Planalto ao Tirol em um trajeto, digamos, diferenciado: seguia
do Planalto até o Alecrim pela Av. 06, e atendia a Avenida Alexandrino de
Alencar, seguindo para a Praça Cívica, e fazendo o roteiro de volta ao
Planalto. Após a extinção, a 74 ainda chegou a ser operada por micro-ônibus do
sistema opcional, que alegavam que o trajeto tinha demanda. Quando criada, a
linha fazia o trajeto Pitimbu/Tirol. Nos anos 90, a empresa Santa Maria estendeu
o trajeto até o Planalto.
Após a extinção, 74 chegou a ser operada por opcionais |
Nem uma das três linhas consta no edital de licitação para
retornarem as operações após o certame.
Linhas 53, 55 e 65A
As extintas 53, 55 e 65A foram linhas operadas pela empresa
TransFlor (Via Sul).
TransFlor (Via Sul).
A 53 foi extinta em 2006 após diversas mudanças de
itinerário como tentativa de melhorar sua demanda. Quando deixou de operar, o
trajeto era Flamboyants/Lagoa Seca, via Campus, tendo seu terminal no conjunto
Serrambi (junto com as linhas 50, 55 e 65), e retornava até o recém-inaugurado
Midway Mall (em 2005), atendendo o Campus e o conjunto habitacional
Flamboyants. Antes disso, a empresa já havia feito diversas alterações no
itinerário dentro dos conjuntos que a linha atendia (Serrambi, Neópolis,
Flamboyants e até Capim Macio – durante um período, a linha seguia pela Av.
Eng. Roberto Freire até a Feira de Artesanato, atendendo a Capim Macio).
Originalmente, o terminal da 53 era nas Rocas, junto a 51 e 52.
itinerário como tentativa de melhorar sua demanda. Quando deixou de operar, o
trajeto era Flamboyants/Lagoa Seca, via Campus, tendo seu terminal no conjunto
Serrambi (junto com as linhas 50, 55 e 65), e retornava até o recém-inaugurado
Midway Mall (em 2005), atendendo o Campus e o conjunto habitacional
Flamboyants. Antes disso, a empresa já havia feito diversas alterações no
itinerário dentro dos conjuntos que a linha atendia (Serrambi, Neópolis,
Flamboyants e até Capim Macio – durante um período, a linha seguia pela Av.
Eng. Roberto Freire até a Feira de Artesanato, atendendo a Capim Macio).
Originalmente, o terminal da 53 era nas Rocas, junto a 51 e 52.
Já a 55 e 65A, na prática, atendiam ao mesmo trajeto:
Serrambi/Ribeira, via Alecrim. Isso porque o trajeto original da linha 55
(Ponta Negra/Alecrim, via Campus) ficou vago quando a TransFlor repassou as
linhas de Ponta Negra para a Pirangy, e a 55 não foi aproveitada, por algum
motivo por nós desconhecido. A TransFlor continuou com o código 55, e passou a
utilizá-lo no trajeto Serrambi/Ribeira, via Alecrim/Praça, que até então era 65A
(uma inversão de trajeto da 65 – Serrambi/Ribeira, via Praça/Alecrim). A
modificação ocorreu em 1998, com a migração da marca TransFlor para Via Sul. Em
2011, a extinção de vez do itinerário veio com o fim da linha 55, possivelmente
por baixa demanda – nos últimos meses de operação, apenas dois micro-ônibus
atendiam a linha, com visível baixa demanda.
Serrambi/Ribeira, via Alecrim. Isso porque o trajeto original da linha 55
(Ponta Negra/Alecrim, via Campus) ficou vago quando a TransFlor repassou as
linhas de Ponta Negra para a Pirangy, e a 55 não foi aproveitada, por algum
motivo por nós desconhecido. A TransFlor continuou com o código 55, e passou a
utilizá-lo no trajeto Serrambi/Ribeira, via Alecrim/Praça, que até então era 65A
(uma inversão de trajeto da 65 – Serrambi/Ribeira, via Praça/Alecrim). A
modificação ocorreu em 1998, com a migração da marca TransFlor para Via Sul. Em
2011, a extinção de vez do itinerário veio com o fim da linha 55, possivelmente
por baixa demanda – nos últimos meses de operação, apenas dois micro-ônibus
atendiam a linha, com visível baixa demanda.
Circulares e Povão na Praia
Também foram extintas, em Natal, linhas Circulares e da
operação Povão na Praia – que circulava apenas aos domingos e feriados,
operando entre bairros e praias da cidade.
operação Povão na Praia – que circulava apenas aos domingos e feriados,
operando entre bairros e praias da cidade.
Entre os Circulares, o portal UNIBUS RN conseguiu apurar a
existência das linhas:
existência das linhas:
585 – Circular Nova Cidade/Cidade da Esperança
586 – Circular Cidade Satélite/Planalto
587 – Circular Guarapes/Felipe Camarão
588 – Circular Ribeira/Rocas
589 – Circular Felipe Camarão (Padre Cícero)
591 – Circular Alvorada IV
Linha 591 foi extinta recentemente |
594 – Circular Term. Soledade I
594A – Circular Term. Soledade I/Nordelândia
595 – Circular Term. Soledade/Santarém
597 – Circular Term. Soledade I/Nova Natal
599 – Parque da Cidade/Candelária/San Valle
Já a operação do Povão na Praia – trajetos especiais nos
domingos e feriados – há registros de operações entre a Redinha e o Alecrim e
entre o Soledade e Ponta Negra. As empresas também operaram trajetos entre os
bairros da zona norte e a Redinha, e bairros da zona sul e Ponta Negra.
domingos e feriados – há registros de operações entre a Redinha e o Alecrim e
entre o Soledade e Ponta Negra. As empresas também operaram trajetos entre os
bairros da zona norte e a Redinha, e bairros da zona sul e Ponta Negra.
Recentemente, a empresa Guanabara chegou a reativar a linha
58A (Parque dos Coqueiros / Redinha) – um dos trajetos dentro da zona norte do
Povão na Praia, mas a operação durou apenas cinco meses. A baixa demanda seria
o motivo da extinção da linha.
58A (Parque dos Coqueiros / Redinha) – um dos trajetos dentro da zona norte do
Povão na Praia, mas a operação durou apenas cinco meses. A baixa demanda seria
o motivo da extinção da linha.
Por Thiago Martins
Colaboraram Helckton Fernandes e Thiago Morais
Fotos: Acervo UNIBUS RN/Helckton Fernandes/Guttemberg Siqueira/João Maria Gomes/Marcos Filho/Tôni Cristian/Walky Martins
Muito boa a matéria
Mas só uma ressalva em relação a 42 ela tinha um trajeto diferenciado em Candelária também
Ela seguia na Av Prudente de Morais até a altura de onde hoje tem um posto de gasolina da Shell e entrava do lado dele seguia por alguns metros e fazia uma conversão a esquerda fazendo rota nas ruas do bairro de Candelária que fica entra a Prudente de Morais e Jaguarari e saia do lado da antiga plantão zona sul ( mais precisamente onde tem um terreno da caern) voltando pra prudente de Morais e aí sim fazia o mesmo trajeto da 35 e 43
Estimado Rafael, agradecemos sua observação bem como sua visita ao nosso portal.
Esqueceram a 26A Soledade I / Ponta Negra, Via P. Coqueiros e a 598 Circular Soledade I / P.Coqueiros
No caso da 586 ele era o Alimentadore Planalto, adorei a matéria.
Ótima matéria. Faltou uma foto da linha do "opcional" de Ponta Negra dos anos 80. Lembro que era mais confortável, preço diferente também. A linha era um micro ônibus com poltronas e ar condicionado. Teria uma foto? Abraços
A linha 32 foi extinta por causa da estação de transferência como esta estação de transferência não existe mais
Pra ir de Cidade Satélite para a rodoviária nova a gente tem que pagar duas passagens por isso acho que ela deveria voltar