Ônibus perdem exclusividade no MOVE de BH que receberá táxis

As pistas do sistema MOVE BRT de Belo Horizonte deixam a partir desta segunda-feira, 6 de março de 2017, de ser exclusivas para ônibus.
A prefeitura anunciou a liberação do trecho das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, na Região da Pampulha, para táxis.

Segundo simulações da gerenciadora local de transportes, BHTrans, no percurso de 41 km entre Estação Senai – Av. Antônio Carlos e o Aeroporto de Confins, os táxis teriam redução de 40% no tempo de viagem.
A gestora não informou os impactos da medida para os usuários de transporte coletivo.
De acordo com nota das BHTrans, a liberação é em caráter de testes por 90 dias e os taxistas devem respeitar as seguintes regras:
Somente o táxi com passageiros a bordo poderá circular nas pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos e Pedro I. É obrigatório trafegar na faixa da direita, mantendo os faróis acesos e o eletrovisor ligado. O taxista não pode realizar embarque ou desembarque de passageiros ao longo da pista de ônibus. Os acessos de entrada e saída na pista de ônibus (MOVE) serão sinalizados. As pistas de ônibus das avenidas Antônio Carlos e Pedro I possuem equipamentos de fiscalização eletrônica que vão monitorar o respeito aos limites de velocidade nas vias, que é de 60km/h. No entorno da Estação Pampulha, o limite máximo de velocidade é de 30 km/h.
Com a mudança, o MOVE perde uma das características de BRT que são aa vias unicamente destinadas para transporte coletivo.
Fonte: Diário do Transporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo