Cadê o ônibus novo que deveria está aqui?
A última renovação da frota natalense ocorreu entre o final do ano 2015, com a compra de 40 ônibus, e o ano de 2016 com a aquisição de míseros 4 ônibus zero km. Porém, foi acordado entre a prefeitura e às empresas de ônibus a inclusão de 100 veículos novos na frota.
Quando virão os outros 56 ônibus prometidos após a contrapartida do aumento de tarifa desde o dia 31 de janeiro de 2016 (não é que faltam poucos dias para essa promessa comemorar aniversário…)?
Pequenas Empresas & Melhores Frotas
A extinta empresa Pirangy que operava linhas urbanas entre a década de 80 e o início dos anos 2000, chegou a ostentar uma invejável frota com média de idade próxima dos 4 anos de uso, correspondente a metade da idade média que a frota natalense atual apresenta e ainda detinha grande diversidade de modelos de ônibus (Busscar, Caio, Ciferal, Marcopolo, Mercedes-Benz e Thamco). Aliás, diga-se de passagem, o lema “Quem não pode ser a maior, pode muito bem ser a melhor” da transportadora Pirangy quando ainda mantinha um porte de pequenina empresa de ônibus no início dos anos 90 parece ter encontrado a sua sucessora: a outra pequena empresa vencedora do nosso último ranking de frotas 2016, a Cidade do Natal.
Diagnóstico do raio-x da Grande Natal
Diante de tantos aspectos desfavoráveis evidenciados pelo último levantamento da frota de ônibus que circula na Grande Natal, não restam dúvidas que, se providências em caráter de urgência não forem tomadas, cenas de ônibus enguiçados, guinchados, poluentes, enferrujados, barulhentos, quentes, frouxos e vibratórios será tão comum quanto um dia ensolarado na capital potiguar.
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Campos 435 é o ônibus mais velho da região metropolitana de Natal |
Nada ruim que não possa…
Se a situação do transporte coletivo natalense já não é das melhores, os marginais colaboram para piorar ainda mais incendiando os veículos de forma criminosa e inconsequente, deixando no prejuízo tanto os empresários como toda a população usuária dos ônibus. Somente nesta semana, até a presente data, esses foram os ônibus incendiados:
Guanabara
1248 (Perda total)
1260 (Perda total)
Santa Maria
02026 (Perda parcial)
02083 (Perda total)
02169 (Perda total)
Reunidas
0844 (Perda total)
08101 (Perda total)
Linhas urbanas de Natal: 7 ônibus incendiados
Oceano
758 (Perda parcial)
Linhas metropolitanas de Natal: 1 ônibus incendiado
Gontijo
12585 (Perda total)
14420 (Perda total)
18040 (Perda total)
18140 (Perda total)
18190 (Perda total)
18370 (Perda total)
18615 (Perda total)
21320 (Perda total)
Jardinense
1508 (Perda total)
Cabral
183 (Perda parcial)
Linhas rodoviárias de Natal: 10 ônibus incendiados
Total de veículos incendiados: 18 ônibus
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Santa Maria 02169, o primeiro incendiado na nova leva de ataques |
Caos de transferências
O governo do Rio Grande do Norte encontra dificuldades para transferir de Alcaçuz os presidiários de facções rivais e assim tentar solucionar o conflito na referida penitenciária. Por outro lado, as empresas de ônibus de Natal não encontram nenhuma resistência para continuar transferindo veículos usados de outros estados para a capital potiguar.
Dois carros que circulam em linhas urbanas natalense chamam atenção pela quantidade de transferências, ambos já estão na quinta “passagem” e pertencem à empresa Reunidas:
0861 (58160-Nossa Senhora de Lourdes/RJ, 08107-Reunidas Cabedelo/PB, 0861-Reunidas Natal, 0861-TBS/PE, 0861-Reunidas Natal)
08111 (58091-Nossa Senhora de Lourdes/RJ, 08111-Reunidas Cabedelo/PB, 08111-Reunidas Natal, 08111-TBS/PE, 08111-Reunidas Natal).
Essa prática de transferências de ônibus usados também é bastante comum entre as empresas que pertencem ao sistema de transporte coletivo de Natal. Dentre vários, temos o caso do carro 0854 da Reunidas que inicialmente operou na Reunidas de João Pessoa com o prefixo 0831, foi transferido para Reunidas de Natal com prefixo 0834, logo mais mudou-se para Santa Maria de Natal com o prefixo 02170 e inusitadamente retornou para a mesma Reunidas de Natal agora com novo prefixo de 0854.
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4 prefixos e 3 empresas diferentes, mas o ônibus é o mesmo. |
Licitação
Na próxima semana, a que antecede a abertura dos envelopes da licitação dos ônibus urbanos natalense (será que agora “engrena”?), o UNIBUS RN vai publicar uma matéria especial mostrando um levantamento inédito e exclusivo com as projeções de investimentos da frota exigida pelo edital.
R$ 110 milhões aproximadamente é o valor estimado para que as empresas atuais se adequem às exigências do edital, isto considerando apenas a aquisição de ônibus padronizados pelo novo sistema.
Por UNIBUS RN