A frota de ônibus de Natal e região metropolitana está envelhecida. É o que mostra um levantamento realizado pelo UNIBUS RN. De acordo com o estudo, baixa frequência nas aquisições de veículos zero quilômetro, alta quantidade de remanejamentos de frotas usadas de outros estados (principalmente Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro), e investimentos insuficientes para manutenção e conservação dos veículos são as principais causas para o sucateamento da frota.
A maior parte das empresas que compõem o sistema coletivo de ônibus da Grande Natal realizaram suas últimas expressivas renovações no ano de 2011. Considerando o quantitativo da frota adquirida usada pelas empresas, esse valor ultrapassou a marca dos 400 veículos, correspondendo a 43% do total de veículos em circulação. O número vem se aproximando drasticamente da frota adquirida zero km pelas empresas permissionárias que operam no sistema atual.
Atualmente, seis empresas possuem frota usada maior que adquirida nova: a recordista é a Litorânea com 88.5% de ônibus reutilizados, seguida da Oceano com 81.6%, Parnamirim Field com 77.3%, Santa Maria (metropolitana) com 75.0% e Via Sul (metropolitana) com 67.7%. Todas operam linhas metropolitanas.
Litorânea “campeã” em percentual de usados na Grande Natal: de 26 ônibus, só 3 foram 0 Km |
Entre as urbanas, o destaque negativo fica com a Santa Maria, que tem em sua frota 70.8% de veículos usados, com mais de 100 veículos vindo de outros estados.
Santa Maria “campeã” na Grande Natal com mais de 100 ônibus usados de outras empresas |
Os dados mostram ainda que outras duas empresas apresentam índices de usados praticamente iguais aos índices de zero km: são as permissionárias Trampolim da Vitória – operadora de linhas metropolitanas – que detém percentual de veículos reaproveitados na ordem de 48.9%, e a Nossa Senhora da Conceição – que opera linhas urbanas – com o equivalente a 46.4% de ônibus provenientes de outras empresas. Ambas empresas pertencem ao mesmo grupo empresarial, e não renovam a frota com veículos zero quilômetro desde 2011.
No ranking da frota levantado pelo UNIBUS RN, à empresa Cidade do Natal apresentou os melhores índices. A empresa detém uma administração 100% local e ostenta a frota mais nova dentre as empresas de Natal e da região metropolitana, apresentando uma média de idade de 5.93 anos de uso, com um dos menores índices de ônibus reaproveitados e um total de 54 veículos ativos. Destacada por manter a frota bem conservada, a Cidade do Natal compra veículos zero km praticamente todos os anos – para se ter ideia, no período de 10 anos entre 2005 a 2015, a empresa só não adquiriu ônibus zero km no ano de 2014.
Empresa campeã da Grande Natal: renovação anual |
IDADE MÉDIA URBANA
Apesar de ainda ser considerada alta, a idade média da frota urbana melhorou em 2016. Em 2011, o índice era de 7.51 anos. Atualmente, a frota ficou 0.31 anos mais nova, diminuindo para 7.20 anos de uso. A queda do índice está relacionada à renovação efetivada entre os anos de 2015 a 2016 com a aquisição de 44 ônibus zero km de um total de 100 veículos, como contrapartida após o aumento de tarifa em 31 de janeiro de 2016.
Entre as empresas que operam linhas urbanas, a Via Sul é a operadora com a segunda menor idade média da frota. Na operação em Natal, a empresa possui somente um veículo usado em sua frota ativa, ou míseros 2.3% do seu total. Ela também é a única empresa urbana a ter veículos com no máximo 9 anos de uso.
Empresa Conceição: frota com os ônibus mais velhos das linhas urbanas de Natal |
MENOS ÔNIBUS NAS RUAS
Nos últimos cinco anos, 35 ônibus deixaram de circular nas ruas de Natal. O número representa atualmente uma redução de quase 5% do total de ônibus comparado ao que circulava em 2011. O principal fator relacionado à diminuição de veículos foi o fim das operações da empresa Riograndense na área urbana.
Renovação tímida e lenta na frota urbana natalense |
NÚMERO DE USADOS PERMANECE
Além da queda no número de ônibus que circulam em Natal, permanece o índice de 242 ônibus reaproveitados desde o último levantamento realizado no ano passado pelo UNIBUS RN/RN Ônibus Clube. Porém a taxa destes veículos aumentou de 34.6% para 35.7% da frota total, provocada pela redução de 23 coletivos da frota de linhas urbanas somente entre os anos de 2015 a 2016.
Via Sul (urbana) aparece em segundo lugar no ranking geral: eis o único ônibus usado de sua frota |
REGIÃO METROPOLITANA
Entre as operadoras de linhas da região metropolitana, o transporte apresenta números mais preocupantes. Atualmente, o veículo mais novo foi fabricado em 2012 e ônibus com 16 anos de uso ainda circula livremente nas ruas, avenidas e estradas da Grande Natal. Nas cidades vizinhas a capital, a média de idade se aproxima de 9 anos, uma vez que a última compra de veículos novos data de 2012 (apenas um veículo). Há ainda um recorde negativo: 60.7% de coletivos são usados, ou 165 ônibus de um total de 272 veículos ativos.
Entre as empresas, a Viação Campos é detentora, ao mesmo tempo, do veículo mais velho e mais novo da frota metropolitana. A empresa também foi a única a ultrapassar a marca de uma frota com mais de 10 anos de idade média.
Ônibus urbano mais velho a circular na Grande Natal: fabricado em 2000 |
Já a melhor empresa do comparativo foi a Cidade das Dunas – que pertence ao mesmo grupo da Cidade do Natal, vencedora da ranking geral e da área urbana. O levantamento não leva em consideração os veículos 2016 recém-adquiridos pela empresa (um New Torino e dois Apache VIP IV) – se forem considerados, a idade média da empresa irá baixar para aproximadamente 5.73 anos, superando sua có-irmã, Cidade do Natal.
Por Flávio Dantas
Colaboração: Heitor Bezerra, Michael Pontes e Thiago Martins