Foto: Ana Silva/TN |
As obras de construção de um viaduto e um túnel tipo trincheira, no trecho BR- 101 Sul na altura do IFRN de Parnamirim, deverão se estender até o próximo mês de maio. As intervenções fazem parte de um conjunto de empreendimentos viários que estão sendo erguidos entre Natal e Parnamirim, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O mesmo período de tempo deverá ser consumido em mais um viaduto, a ser erguido nas proximidades da passarela de Emaús, cujo início está previsto para o próximo sábado. Nos dois locais, o tráfego sofrerá modificações.
De acordo com o superintendente do Dnit no Rio Grande do Norte, Walter Fernandes, as mudanças no trecho que dá acesso à entrada de Pium a partir da BR-101 (sentido Parnamirim – São José do Mipibu) dizem respeito a um recuo na via central, sem alteração de fluxo. “Os motoristas que seguirem para Pium a partir de Parnamirim, continuarão fazendo o retorno no mesmo local. A única mudança foi para quem vem de Pium e quer pegar a via no sentido contrário, indo para o IFRN ou São José do Mipibu, por exemplo. Esses deverão fazer o retorno na Cohabinal, em Parnamirim”, disse.
Walter Fernandes ressaltou, ainda, que as obras no entorno da entrada de Pium já tinham sido iniciadas com as escavações do trecho onde serão feitas as fundações do viaduto e do túnel. “Avançamos nas obras, na verdade. Já tínhamos iniciado uma fase e agora entramos em outra, que deveremos entregar dentro do prazo previsto”, afirmou. Para garantir maior segurança aos frequentadores do IFRN, visto que a lombada eletrônica para redução de velocidade foi momentaneamente desativada, um acesso exclusivo foi montado em frente ao Instituto. Através dele, alunos, funcionários e professores poderão trafegar com maior tranquilidade.
Em relação às interdições em Emaús, o superintendente do Dnit informou que a previsão é de que sejam iniciadas neste sábado, 19. No local, que se estende por aproximadamente um quilômetro, tapumes foram colocados isolando as vias centras das marginais. “Essa programação poderá ser alterada, dependendo de decisões operacionais”, disse Walter Fernandes.
No trecho de Emaús, onde será construído um túnel que se interligará ao anel viário da Av. Omar O´Grady, as vias principais da BR-101 serão isoladas. O tráfego, conforme detalhado pelo Dnit, se concentrará nas marginais. A estimativa é que a obra se estenda por cinco meses. “Tudo estará sinalizado para diminuir o impacto.
As paradas de ônibus das vias principais serão transferidas para as marginais, com sinalização para pedestres e rebaixamento de piso para cadeirantes e pessoas com deficiência”, garantiu Walter Fernandes.
As obras de adequação viária da BR-101, entre Natal e Parnamirim, começaram em setembro passado, com a construção de um túnel nas proximidades da passarela de Neópolis. O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Walter Fernandes, destacou a importância dos empreendimentos. “Serão cinco viadutos, cinco passarelas e um túnel aberto similar ao da Av. Jerônimo Câmara, em Natal. É uma obra bastante importante, apesar do transtorno inicial. Vai melhorar o tráfego na Região Metropolitana, no acesso sul da capital e a funcionalidade da via será ampliada. As vias marginais serão interconectadas até Parnamirim. É uma grande obra”, ressaltou.
Fonte: Tribuna do Norte