Especial UNIBUS RN: #Rápidas do transporte local

Quebraram três, pede música
Na última quarta-feira (04 de outubro), três ônibus da Via Sul quebraram no período da manhã, numa mesma avenida, no bairro do Alecrim, em Natal. Coincidentemente, a sequência de prefixos 5084, 5085 e 5086. O carro 5084, da linha 105 (Eucalíptos/Ribeira, via Praça) quebrou na esquina da Av. 02 com a Av. 07; o 5085, que operava a linha 741 (Nova Parnamirim/Ribeira, via Praça) quebrou na Av. 02, em frente ao supermercado Nordestão do Alecrim; e o 5086, que também operava a linha 741, também quebrou na Av. 02, em frente ao camelódromo – aliás, por conta dele, o tráfego precisou ser desviado. Com os três carros quebrados, a empresa já tem direito até a pedir música.
Sugestão de música:
“Quer andar de carro velho, amor? Que venha…”.
Cara nova
Por falar em Via Sul, a empresa reformou o carro 5065, colocando sua a nova identificação visual no veículo. Trata-se de um Torino GV II, MB OF 1417, ex-Rio de Janeiro, que opera linhas de Cidade Verde, fazendo parte da frota intermunicipal da empresa.
Nas ruas
A Guanabara colocou sua última aquisição nas ruas: dois New Torino, motor MB OF 1721. Carros 1618 e 1619. Estão operando as linhas 60 – Pajuçara/Mirassol e 77 – Parque dos Coqueiros/Mirassol.
Pra piorar
Com a ativação do binário das Avenidas Antônio Basílio e Nascimento de Castro nesta segunda-feira, os usuários da linha 66 vão sofrer bastante. A partir de agora, no retorno da 66 ao conjunto Ponta Negra, a linha não atenderá mais a Av. Nascimento de Castro, e os usuários terão que se deslocar até a Av. Amintas Barros para embarcar no ônibus. Se houvesse atenção ao usuário e precisão no atendimento, a linha poderia fazer o retorno na Av. Antônio Basílio, e continuar atendendo os usuários daquela região. No local, há forte demanda, principalmente, de um campus de uma universidade particular.
Cadê?
Continuamos esperando o aplicativo que a STTU irá lançar no qual mostra local e horário do ônibus mais próximo. Triste de quem só depende das empresas que aparentemente não tem tanto apresso pelo usuário e não aderiram ao CittaMobi – aplicativo já existente e utilizado em Natal. Palmas para as que utilizam o Citta, e não esperam a boa – ou má – vontade da STTU: Guanabara, Oceano, Conceição, Trampolim da Vitória, Litorânea/Barros, Cidade do Natal e Cidade das Dunas.
Cadê (II)?
Também continuamos esperando os veículos novos, zero quilômetro, das empresas Santa Maria e Conceição. O que há com as santas? Na Maria, só o que chega é usado de João Pessoa. Na Conceição, de novo mesmo, só a pintura de diversos ônibus velhos que vão sendo reformados pra durar mais alguns anos.
Agora vai!
Por falar em esperar, a prefeitura do Natal garante: desta vez a licitação sai. Já perdemos a conta de quantas vezes foi dito que o edital seria publicado, e até agora nem a sombra dele. Desta vez, os planos são para novembro próximo.
Depenado
Mas pessoas de grande influência no meio do transporte garantem: este edital será só pra inglês ver. Será deserto, deserto! Nem uma empresa vai se interessar em investir no sistema proposto, com frota automática e com ar-condicionado, muita gratuidade, tarifa baixa e sem subsídios. O intuito é justamente esse: depenar o edital o suficiente, mostrar aos vereadores que as exigências são sem cabimento – do ponto de vista empresarial – e deixa-lo enfraquecido o suficiente para que as portas de Natal continuem abertas para os ônibus usados de outros estados, prática comum aqui.

Fotos: Ônibus Brasil/Busão de Natal

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