Em julho de 2014, a Prefeitura de Mossoró iniciou o processo de cadastramento biométrico facial dos usuários do transporte coletivo do município, com o objetivo de reduzir fraudes quanto ao direito da meia passagem.
Essa foi uma das medidas implantadas para organizar o sistema do transporte coletivo em Mossoró, que começa a ser efetivada após a empresa Cidade do Sol vencer o processo licitatório para operar o sistema no município.
A instalação do equipamento que permite a verificação facial dos usuários começou a ser feita na última segundafeira, 29 de agosto, em toda a frota da Cidade do Sol. A previsão é de que o trabalho seja concluído em três semanas.
O funcionamento ocorre com a ativação do sistema denominado de Sigom Vision, que é interligado ao validador de cartões. Acionado logo que o usuário apresenta o cartão no aparelho de validação, três imagens do beneficiário são feitas pela câmera acoplada ao validador e enviadas ao banco de dados da empresa, onde são comparadas.
“Em casos de divergências das imagens do banco de dados e da das imagens da câmera, ficando comprovado que o usuário não é o titular do benefício, o cartão será bloqueado. Isso evitará que os benefícios de gratuidade e meia passagem sejam utilizados indevidamente”, explica Waldemar Araújo, diretor da Cidade do Sol.
Números
A Cidade do Sol possui, atualmente, cerca de mil usuários cadastrados no benefício social da gratuidade, sendo a maior parte de idosos, com 652 portadores do cartão gratuidade. O restante dos beneficiados da gratuidade é de pessoas com necessidades especiais, que totalizam 348 cadastros. Já estudantes somam 2.325 cadastrados que possuem o benefício da meia passagem.
Fonte: Mossoró Hoje