BR-101: Obra de viadutos começa em setembro

Adriano Abreu/Tribuna do Norte
O trânsito nas faixas centrais da BR-101 será interrompido pelo DNIT, no mais tardar até a primeira quinzena de setembro, para construção de um viaduto. A data exata ainda não foi definida pela superintendência regional do órgão, que também não decidiu se instala canteiro de obras na altura do bairro de Neópolis ou em Emaús. A estrutura pré-moldada do equipamento será a mesma para três, dos cinco viadutos previstos pelo órgão Federal no trecho da rodovia entre Natal e Parnamirim: além do de Neópolis e de Emaús, o viaduto na Av. Abel Cabral terá o mesmo formato.

“As peças pré-moldadas estão sendo fabricadas no canteiro central do DNIT na BR-304, e assim que estiverem prontas para uso vamos avaliar em qual dos trechos os acessos estarão mais adiantados: se em Neópolis ou Emaús. Acredito que até o final de de agosto ou início do mês de setembro iremos iniciar as obras em um desses pontos”, disse Ezio Gonçalves dos Reis, superintendente regional do DNIT.
Ezio informou que a montagem do viaduto deverá durar 60 dias, e que a interrupção do tráfego nas vias centrais da BR podem durar três meses. “O trânsito, durante o período da obra, será desviado para as marginais”.
O superintende adiantou que o DNIT trabalha em intervenções viárias na BR-101 e marginais entre os quilômetros 95,6 e 109,6 – ou a partir do viaduto de Ponta Negra até a entrada para Pium, na altura do IFRN-Parnamrim. Ao longo desses 13km, serão instalados cinco viadutos e duas passagens inferiores (como a que já existe na BR-101 na altura da Av. das Alagoas). Também estão previstas a construção de 52 paradas de ônibus com abrigo e baia para os veículos não interromperem o trânsito. “Depois que tudo estiver pronto os ônibus vão circular apenas pelas marginais”, adiantou Ezio.
Os viadutos serão erguidos na altura do bairro de Neópolis em Natal, da Av. Abel Cabral, em Emaús, próximo ao Parque Aristófanes Fernandes e na altura da Av. Professor Clementino Campos em Parnamirim. As duas passagens inferiores (PIs) serão instaladas na altura da Av. Maria Lacerda, em Nova Parnamirim; e no acesso para Pium, em frente ao IFRN-Parnamirim.
Números
13 quilômetros é a extensão da BR-101 (entre 95,9km e 109,6km) que irá receber intervenções viárias do DNIT
5 viadutos estão previstos pelo DNIT entre Natal e Parnamirim; destes três terão o mesmo formato
2 passagens inferiores serão instaladas no trecho destacado
52 pontos de ônibus, com abrigo e baia para os veículos, serão construídas ao longo das marginais da BR-101
60 dias é o prazo previsto pelo DNIT para concluir a montagem da estrutura pré-moldada de cada viaduto
3 meses é a previsão que o tráfego permanecerá interrompido nas vias centrais da rodovia durante as obras de cada trecho; trânsito será desviados para as marginais da BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo