Magnus Nascimento/Tribuna do Norte |
A construção das passagens inferiores e viadutos nas marginais da BR–101 deve começar em até 30 dias na avenida Abel Cabral. Nesse trecho crítico, entre os bairros de Neópolis (Natal) e Nova Parnamirim (Parnamirim), estão previstos quatro viadutos (Abel Cabral, Emaús e Neópolis) e uma passagem inferior (Maria Lacerda Montenegro/Maria Dolores).
Com a obra em andamento, dúvidas sobre a finalização da obra começam a aparecer. Um exemplo disso é o desnível entre as avenidas de Neopólis que chegam até à marginal da rodovia no sentido Parnamirim – Natal. Tanto a avenida dos Ipês, quando a rua professor Gipse Montenegro estão muito centímetros mais baixas que a marginal.
Segundo o superintendente, esse é um problema que pode ser resolvido no decorrer da execução. “A compatibilização entre as ruas de sistema lindeiro à rodovia tem um tratamento. A nossa preocupação é que haja uma concordância sem a necessidade de se fazer uma intervenção na rua linderia. Tem que está no mesmo plano do nível da rua. Agora, o projeto estabelece o mínimo incômodo possível”, comentou.
Todo o tráfego do transporte público vai ocorrer nas marginais. Mas para se conectar com o resto de Natal pelo itinerário atual (avenida Senador Salgado Filho) deverá haver mais algum equipamento urbanístico para auxiliar nessa tranposição do tráfego das marginais diretamente na avenida sem interferir no viaduto de Ponta Negra. “O projeto aprovado, tem ali uma agulha [tipo de viaduto] que sai na região do viaduto. Estamos estudando uma modificação de geometria, ligando mais à frente a intersecção existente, mas isso ainda está em fase de detalhamento”, disse o superintendente do Dnit no RN.
O atual túnel de Neópolis, que leva o tráfego da marginal no sentido Natal – Parnamim para os conjuntos Pirangi e Jiqui – também deverá ser reformado. Hoje, o túnel possui 4,20 metros de altura e deverá ficar com 5,50 metros. “O Código Brasileiro de Trânsito estabelece que a altura mínina deve ser de 4,40 metros”, justificou Gonçalves.
O prazo para que tudo esteja pronto é 2018. A previsão atualizada de investimentos na obra de 26 quilômetros de extensão é de R$ 200 milhões. No total, serão seis viadutos, cinco passarelas, duas passagens inferiores e uma ciclovia no trecho de Natal a Parnamirim.
O responsável pela execução da obra é o Consórcio Natal-Parnamirim. O objetivo da obra é dar mais fluidez ao trânsito nessa região, deslocando todo o tráfego local para as marginais e transformando a rodovia em uma via expressa. As obras devem eliminar também 13 semáforos ao longo desse percurso.
Fonte: Tribuna do Norte