Foto: Mangus Nascimento |
O tráfego de veículos teve o seu curso modificado em um novo ponto na Rua José, no bairro de Lagoa Seca. Organizado pelos agentes de mobilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana, o teste deve durar a semana inteira para verificar se houve redução de acidentes e mais fluidez no trânsito da região. As mudanças no fluxo de veículos incluem também envolve as ruas Presidente Quaresma e Alberto Silva. “Havia muitas colisões e retenção no fluxo devido os carros acessarem à esquerda tanto da São José, como Alberto Silva no sentido Bernardo Vieira”, disse o chefe de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Carlos Eugênio Barbosa.
Morador do bairro de Lagoa Seca desde que nasceu, Carlos Augusto Fonseca, de 63 anos, disse que a maioria dos acidentes envolvem motoqueiros. “Acidente aqui é direto. Uns passam na frente do outro e não querem nem saber”, comentou. Ainda segundo o morador, os horários mais críticos são o meio-dia e início da noite.
Os condutores que estiverem no sentido Midway – Bernardo Vieira, na avenida Alberto Silva, não poderão fazer a conversão à esquerda quando chegarem ao cruzamento da São José. Para ir em direção à avenida Bernardo Vieira, os motoristas devem entrar na São José à direita para então entrar numa rotatória (localizada no cruzamento da São José com a Presidente Quaresma). Só aí, eles poderão seguir para a Bernardo Vieira. Do cruzamento da Alberto Silva com a São José até à rotatória o veículo irá percorrer cerca de 150 metros.
Há mudanças também para os condutores que querem acessar a rua Alberto Silva a partir da rua São José. O ponto de confluência entre essas ruas não permitirá mais essa conversão caso o teste dê o resultado esperado pela STTU. Portanto, os motoristas que estão no sentido Centro – zona Sul da São José, como também os que estão na rua Presidente Quaresma, deverão usar a mesma rotatório e seguir num trecho posterior da Presidente Quaresma que acaba exatamente na rua São João. A partir dessa rua o condutor poderá seguir novamente para a Alberto Silva.
“Para dar mais fluidez a tráfego, vamos também colocar esse pequeno trecho da Presidente Quaresma como mão única, só em direção à rua São João. Também vamos proibir de estacionar dos dois lados da via. Só poderá estacionar em um dos lados”, acrescentou o chefe de fiscalização de trânsito da STTU.
Nesta semana, a STTU já havia feito alterações na rua São José, com a poribição para carros particulares que saem da São José (no sentido zona Centro – Zona Sul) entrem na avenida Bernardo Vieira.
Apesar dessa proibição, os motoristas não se intimidam em ocupar a faixa teoricamente exclusiva para o transporte público e entrar na Bernardo Vieira. Segundo o chefe de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Carlos Eugênio Barbosa, agentes de mobilidade e a equipe de educação da secretaria orientaram os condutores que usam o local durante 15 dias.
A equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no cruzamento da São José com Bernardo Vieira por volta das 16 horas de ontem. A maioria dos condutores ignora a placa com a nova orientação instalada no cruzamento. Também não havia agentes para orientar e pressionar os motoristas a seguirem a nova norma. Conforme Barbosa, a mudança no trânsito nesse ponto ocorreu em função do congestionamentos no meio do cruzamento por conta dessa conversão agora abolida.“De manhã cedo, no sentido zona Sul – Centro da São José, chegava a travar até a Antônio Basílio. O carro demora dois ou três ciclos [do sinal de trânsito] para poder andar”, contou o chefe de fiscalização de trânsito.
Sobre a falta de agentes de trânsito num local com mudança bem recente, o chefe dos agentes explicou que a categoria está em greve. Com o efetivo reduzido, os agentes de trânsito só permanecem naquele ponto nos horários de pico: início da manhã, meio-dia e início da noite. A penalidade para quem desobedece esse tipo de ordem é de uma multa de R$ 127 e cinco pontos na habilitação. O tipo de infração é considerada grave.
De acordo com Carlos Eugênio Barbosa, nos horários em que o tráfego é realmente volumoso os congestionamento são evitados. “Hoje a gente tira no horário de pico em torno de 20 veículos fazendo aquela conversão à esquerda. Semana passada, um dos condutores conversou comigo e disse que chegou a perder até 40 minutos com o travamento que existia naquele local”, declarou.
Binários
As avenidas Antônio Basílio e Nascimento de Castro também formarão um binário. Nesse modelo de tráfego, as vias paralelas possuem sentido oposto da outra. Embora as novas placas estejam instaladas há quase um mês, não há previsão para a implantação desse binário segundo Carlos Eugênio Barbosa. Outro binário, com quase um mês de ativação (Capitão-mor Gouveia e Jerônimo Câmara) é bem avaliado por Barbosa. Entretanto, alguns moradores e comerciantes afirmam que não há informação suficiente, tampouco agentes no local.
Fonte: Tribuna do Norte