Ônibus usados são maioria nas renovações de Natal após aumento de tarifa

A prática das empresas de ônibus de Natal de colocar em operação ônibus usados de outras cidades segue mais viva do que nunca. Mesmo com os pedidos da Prefeitura de 30 ônibus novos como contrapartida para o aumento da tarifa em 20 de julho de 2015, e posteriormente a inclusão de mais 70 veículos após o aumento ocorrido em 31 de janeiro, os ônibus usados são maioria nas renovações da capital.

De julho de 2015, quando a Prefeitura autorizou o aumento de R$ 2,35 para R$ 2,65, até hoje, as empresas que operam o sistema de transporte urbano de Natal colocaram em operação 43 ônibus zero quilômetro e 44 usados de outros estados. As empresas Guanabara, Via Sul e Cidade do Natal foram as que trouxeram somente ônibus novos para Natal. Já as empresas Santa Maria e Nossa Senhora da Conceição, além de não trazerem nenhum veículo novo, só renovaram suas frotas com veículos já usados em outros estados. A empresa Reunidas fez renovações com ônibus novos e usados.
Empresas:
GUANABARA
15 ônibus zero quilômetro
REUNIDAS
16 ônibus zero quilômetro
8 ônibus usados
CONCEIÇÃO
6 ônibus usados
CIDADE DO NATAL
6 ônibus zero quilômetro
SANTA MARIA
30 ônibus usados
VIA SUL
6 ônibus zero quilômetro
TOTAL
Desde 20/07/2015 chegaram à frota de Natal 44 ônibus USADOS (6,09% da frota) e 43 ônibus NOVOS (5,95% da frota), totalizando uma renovação de 87 veículos (12,03% da frota).
A empresa Santa Maria foi a que mais renovou sua frota com veículos usados: de julho de 2015 até hoje, 30 ônibus entraram em operação em suas linhas, que atendem bairros das zonas sul, leste e oeste de Natal.
Ônibus circula sem logomarca frontal

A prática de incorporar ônibus usados à frota de Natal é comum no grupo empresarial da qual a Santa Maria faz parte, desde que eles iniciaram suas operações em Natal, ainda na década de 1990. Historicamente, as empresas Santa Maria e Reunidas receberam significativa quantidade de veículos vindos principalmente do estado da Paraíba (onde o grupo detém outras empresas).

Nesta ocasião, os aumentos da tarifa urbana previam a renovação de frota com veículos novos. Apesar de as empresas já terem cumprido o acordo – pelo menos os 30 ônibus do aumento de julho/2015 – a renovação com carros usados supera a renovação com veículos novos. Além disso, as empresas Santa Maria e Nossa Senhora da Conceição não fizeram renovação com veículos zero quilômetro neste período.
Usado da Reunidas causa polêmica em rede social
A foto de mais um ônibus usado que irá operar em Natal pela empresa Reunidas causou polêmica nas redes sociais na última semana. O blog Natal Buss fotografou o veículo 0831, ônibus que circulou na cidade de João Pessoa desde 2007, e nesta semana, após quase 10 anos de uso, foi remanejado para Natal.
O especialista em transporte Daniel Silva publicou a foto em sua página pessoal e pediu explicações aos secretários da pasta de trânsito e transporte urbano, a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal) para a permissão da Prefeitura aos ônibus usados e criticou a falta de informações da empresa na traseira do veículo. Nos comentários, o secretário adjunto Clodoaldo Cabral admitiu que atualmente há ônibus antigos em Natal e que as substituições com veículos usados é feita por ônibus do mesmo ano ou mais novos que os veículos que saem de operação.
Reprodução/Facebook
Mais usados entrarão em operação
Mais ônibus usados de outros estados entrarão em operação. Para as empresas Reunidas e Santa Maria, um levantamento feito pelos especialistas em transporte da Paraíba aponta que da série de veículos semelhante aos últimos carros remanejados para a Reunidas de Natal, como o polêmico 0831, ainda há pelo menos um veículo que também deverá ser desativado na capital paraibana para circular em Natal. Além disso, empresas do grupo que operam linhas na cidade de Campina Grande estão renovando suas frotas com veículos zero quilômetro por terem vencido a licitação da cidade e, com isso, os carros antigos também deverão ser repassados para Natal.
Seminovos fazem parte das frotas da Santa Maria, Reunidas e Conceição
 
Já para a Conceição, que também não trouxe nenhum carro novo para Natal, pelo menos 10 veículos modelo Caio Apache S22 vindos de Pernambuco – estado que seu grupo empresarial detém outras empresas – farão parte de sua frota. Os ônibus deverão entrar em operação no segundo semestre de 2016.
Em contexto semelhante à Conceição, a Transportes Guanabara, maior empresa de transporte urbano de Natal, pertence a grupo empresarial de Pernambuco. Porém, não há informações de remanejamento de veículos de outras empresas para Natal. Desde 2012, a Guanabara têm recebido ônibus utilizados de Pernambuco. Neste ano, a empresa renovou sua frota com 15 ônibus zero quilômetro.
 
 
As únicas empresas que não têm ligação com grupos em outros estados, Cidade do Natal e TransFlor (ViaSul), também fizeram suas renovações com ônibus zero quilômetro. Para elas, também não há informações de compra de carros usados.
Veículos da renovação
As empresas têm feito renovações com modelos diferenciados de ônibus. Entre os novos, a Guanabara e a Reunidas optaram pela carroceria New Torino, da Marcopolo. Já a Cidade do Natal e a TransFlor (ViaSul) compraram o Svelto, produzido pela Comil. Todos vieram montados sob o chassi Mercedes-Benz OF 1721 Euro V.
 
Entre os usados, as empresas Reunidas e Conceição só colocaram um modelo em operação: na Reunidas, todos os carros são do modelo Viale, da Marcopolo, montados sob chassis Mercedes-Benz OF 1722; já os da Conceição são Urbanuss Pluss, da Busscar, em configuração articulada, montados sob chassis Volkswagen 17-230 EOD. Na Santa Maria há diferenciação de modelos dos carros que chegaram de outros estados: parte são Viale, e parte Torino GVU, ambos da Marcopolo. Todos são montados em chassis Mercedes-Benz OF 1722.
Fotos: Ônibus Brasil
Colaboração: Andreivny Ferreira, Flávio Dantas e Helckton Fernandes

Por Thiago Martins (Atualizada em 19/06/2016, 08:02)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo