Testamos o Wi-For, programa de implantação de internet Wi-Fi gratuita nos ônibus, nas duas linhas que já receberam a tecnologia: 026 – Antônio Bezerra/Messejana e 226 – Expresso/Antônio Bezerra/Messejana. “Pra quê internet no ônibus?”, “Só vai dar pra ladrão”, “O povo vai é perder a parada”, não faltam comentários e risos quando se toca no assunto, mas não demora para alguém ficar zapeando o celular despreocupadamente no coletivo.
A Prefeitura anunciou o projeto há pouco mais de um mês, mas os primeiros ônibus só receberam o serviço oficialmente há uma semana. O percurso, começou pelo terminal da Messejana em direção ao terminal do Antônio Bezerra na linha expressa 226.
O primeiro ônibus a chegar para o embarque era modelo antigo, sem ar-condicionado. Ainda assim, possui cartazes indicando a internet gratuita. Perguntei ao trocador se o Wi-Fi estava funcionando, ele disse que “na teoria” deveria estar. Em cerca de uma hora de percurso, no entanto, a conexão não foi concretizada.
O estudante Iranilson Rocha de Sousa, de 17 anos, também tentou fazer a conexão em seu aparelho celular, mas não teve sucesso. Ele tem dúvidas sobre a necessidade de internet nos ônibus. O principal receio, segundo ele, é que propicie casos de roubo nos coletivos.
O medo do estudante é compartilhado por outros passageiros. A diarista Anaíla Aguiar, de 31 anos, diz que não gosta de levar o celular quando anda de ônibus por medo de assalto. “Imagina usar internet e deixar o celular exposto?”, questiona.
Ônibus novos
Enquanto esperava, no terminal do Antônio Bezerra, um ônibus da linha 026, testei também o Wi-Fi do próprio terminal. Diferentemente do serviço dentro do coletivo, a conexão foi rápida e suficiente, até mesmo, para visualizar vídeos no Youtube.
Tive mais sorte na linha Antônio Bezerra/Messejana: ônibus novo, com ar-condicionado, e Wi-Fi funcionando. Logo a internet foi conectada no celular sem que fosse necessário inserir uma senha. No caso da conexão dos terminais, é necessário o cadastro no programa Fortaleza Inteligente.
A Prefeitura disponibiliza dois modelos de Wi-Fi público: um deles restrito, sem necessidade de cadastramento, mas com tempo de uso de até 10 minutos e conectividade limitada; o outro, através do acesso autenticado, permite acesso a mais aplicações e serviços por, no máximo, 60 minutos diários.
Com a internet pública da linha 026, foi possível acessar sites de notícias, conversar via Whatsapp e acessar o Facebook. A conexão é lenta para carregar fotos e não foi suficiente para o acesso a vídeos.
A telefonista Valdenízia Alves da Silva, de 29 anos, ainda que em pé no coletivo, acessava a Internet no celular através do serviço pago de sua operadora. Segundo ela, prefere usar sua internet particular. Já a bombeiro-hidráulico Valdete Alves, de 44 anos, tentou conectar o Wi-Fi em seu aparelho, mas não conseguiu, devido ao modelo de smartphone mais antigo. Ela desconhecia o programa da Prefeitura de Fortaleza e pontuou que eram necessárias mais informações sobre como utilizar o serviço.
Como conectar
Para utilizar o Wi-Fi gratuito nos ônibus, basta o usuário ativar o serviço no aparelho e selecionar a opção WI_FI_BUS_GRATIS. No caso do uso nos terminais de ônibus, é necessário fazer o cadastro através do site www.wifi.fortaleza.ce.gov.br/. Antes de usar, o site cobra confirmação por e-mail.
Prefeitura de Fortaleza
No final de maio, a Prefeitura entregou novos 96 ônibus com ar-condicionado, já equipados com tecnologia Wi-Fi. O serviço deve ser ampliado para outras 15 linhas até outubro deste ano. Em relação ao ar-condicionado, 17% da frota de 2.027 ônibus em Fortaleza já é refrigerada, conforme a Prefeitura.
O serviço de Wi-Fi prioriza as linhas que operam nos principais corredores de ônibus da Capital.
Com informações: Tribuna do Ceará
Via Fortalbus