Foto: Heilysmar Lima/Portal No Ar |
A Avenida Hermes da Fonseca será a próxima via de Natal a receber faixas semi-exclusivas para os ônibus. O trecho será entre a Avenida Alexandrino de Alencar e a Rua Ângelo Varela, nas imediações da Associação Atlética Banco ddo Brasil (AABB), em ambos os sentidos. A faixa entra em operação a partir da próxima semana, mas a STTU ainda não fixou um dia.
No entanto, até agora, apenas parte da sinalização horizontal no sentido Centro/Zona Sul já foi instalada, de acordo com Rogério Leite, diretor de fiscalização de transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).
“Deve estar tudo pronto até a próxima semana. A sinalização ainda não está finalizada. Não há uma data definida, porque atrasos podem acontecer”, declarou em entrevista ao portalnoar.com.
O sistema de funcionamento é semelhante ao trecho já instalado na Avenida Senador Salgado Filho. O motorista só pode utilizar a faixa para fazer conversões à direita. Caso seja flagrado trafegando na via dos ônibus, a multa é de R$ 191,68.
“Por exemplo, se o motorista estiver na Hermes e quiser entrar na Rua Pastor Jerônimo Gueiros – aquela do Museu Câmara Cascudo –, ele só pode entrar na faixa depois do cruzamento com a Rua Joaquim Fagundes”, explicou Rogério Leite.
Novas faixas
Segundo o diretor da STTU, a Avenida Coronel Estevam, conhecida popularmente como Av. 9, deve ser a próxima via a receber a faixa semi-exclusiva para ônibus, entre a Avenida Capitão Mor Gouveia e o Viaduto do Baldo.
Atualmente já existem 13,29 km de faixas exclusivas para ônibus, incluindo a Bernardo Vieira (6,58 km), Avenida Mário Negócio (0,98 km), Avenida Senador Salgado Filho (2,44 km), Avenida Prudente de Morais (2,42 km) e Avenida Rio Branco (0,62 km).
Por Heilysmar Lima
Via Portal no Ar