Usuários do transporte público em Natal enfrentam dificuldades para conseguir pegar ônibus em alguns pontos da cidade. Problemas como falta de sinalização, de estrutura adequada das paradas e a grande quantidade de veículos estacionados nos pontos em que o transporte deve parar, estão entre as principais reclamações.
A partir de relatos enviados por leitores do portalnoar.com, a equipe de reportagem percorreu algumas paradas de ônibus e constatou os problemas de acesso ao transporte. O primeiro visitado pelo portalnoar.com foi um ponto de ônibus localizado na Avenida Prudente de Morais, em frente ao Pé-de-moleque do bairro de Candelária, na zona Sul de Natal.
Como muitos frequentadores de estabelecimentos comerciais localizados naquela região estacionam seus caros na frente do ponto, os ônibus acabam tendo que parar no meio da rua para pegar os passageiros, que colocam suas vidas em risco ao circular entre os carros que trafegam pela avenida para poder ter acesso ao transporte.
Além dessa questão, outro problema é que muitos têm dificuldade para identificar que ali funciona um ponto de ônibus já que, no local não há sequer sinalização que indique a parada. Somada à falta de sinalização está a inexistência de estrutura de proteção e cobertura, deixando os passageiros debaixo de sol e de chuva enquanto espera o coletivo.
Para a auxiliar de cozinha, Ana Lúcia da Silva, que costuma utilizar a parada diariamente, tal situação é uma falta de respeito muito grande com o usuário do transporte público. “A gente tem que ficar aqui dividindo espaço com os carros que ficam estacionados impedindo que o ônibus pare no lugar correto”, disse.
No bairro do Alecrim, onde a reportagem do portalnoar.com também esteve presente, a situação é ainda mais grave. O problema acontece na parada que fica na Avenida 6 (Rua dos Canindés), antes do supermercado Nordestão.
Lá os passageiros têm que se aventurar entre os carros para pegar o ônibus literalmente no meio da rua. A situação é tamanha que muitos engarrafamentos são formados em virtude dos ônibus que param impedindo o fluxo contínuo da via.
O vendedor ambulante, Vicente Bezerra, um dos assíduos frequentadores da parada diz que aquela situação se repete diariamente e que muitas vezes, os transportes chegam a passar direto por não ter como parar. “Moro em Felipe Camarão e sempre espero a linha 21 para poder ir pra casa. Chego a ficar muito tempo esperando pelo ônibus, mas muitas vezes acabo não conseguindo pegar”, relatou.
Enquanto esteve no local, a equipe de reportagem flagrou uma fila de carros estacionados no acostamento que ia de um quarteirão ao outro.
STTU culpa vândalos: A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidadde Urbana (STTU), enviou uma nota a respeito da sinalização e situação dos abrigos de passageiros do transporte público de Natal.
Em certos pontos da cidade, como o bairro do Alecrim e na Avenida Prudente de Morais, locais com concentração de pontos comerciais, os usuários do transporte coletivo não contam com o abrigo e ainda disputam o espaço com veículos parados irregularmente.
Além disso, constatou que algumas paradas não apresentam identificações. A STTU disse que as sinalizações de algumas paradas são feitas por placas, as quais muitas vezes são roubadas e isso dificulta até mesmo a locomoção dos turistas.
Fonte: Portal No Ar