As duas primeiras estações de transferências foram inauguradas no último dia 21, em Natal. Ambas são fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e possuem rede wi-fi com internet numa boa velocidade, condicionadores de ar, além de haver uma equipe de segurança monitorando o espaço por 24 horas. Uma está localizada no Bairro Latino, próximo ao hipermercado Carrefour, na BR-101 e foi visitada pela equipe de reportagem do portalnoar.com.
O secretário-adjunto de Transporte da STTU, Clodoaldo Trindade, estava no local para conversar com os usuários do transporte público sobre a novidade e explicar aos motoristas sobre o funcionamento da estação. “Nós iniciamos às 5 horas da manhã. Claro que o fluxo neste sábado é reduzido por ser um final de semana, mas acredito que segunda a entrada e saída de pessoas vai ser mais intensa”, disse o secretário.
O ônibus vai parar na primeira porta, na qual os passageiros vão entrar no local e em seguida alcançará a segunda porta para a entrada de pessoas. Depois, o usuário pode ter a opção de sair do local na lateral ou ficar para pegar o próximo ônibus para fazer a integração e não pagar o segundo transporte. Funcionará das 5h às 0h.
A entrada e saída da estação foi planejada de acordo com as portas de entrada e saída dos ônibus.“Eu fiquei um pouco na dúvida, o passageiro da integração em que local vai entrar. É uma questão de adaptar ao novo esquema”, disse Manoel Osvaldo, motorista de ônibus.
Porém, para evitar fraudes, ainda precisa utilizar o cartão para isso, na qual tem a validade de uma hora. A STTU afirmou que a estação ainda vai funcionar como uma parada, na qual os passageiros vão entrar na lateral da estrutura, porém falta instalar o leitor de cartão de tarifas do transporte público. Guardas da STTU estão no local para entregar o papel com as linhas que participam da estação de transferência e explicando o funcionamento do local.
O passageiro Fábio Sarraf é natural de Breves, na Ilha do Marajó-PA, e está morando em Natal há pouco tempo e pega pouco ônibus. Sarraf já circulou em outras estações parecidas, porém elogia a nova estrutura da capital potiguar. “Já morei em outros estados, como o Amapá, nunca tinha visto uma estação de transferência tão moderna como essa daqui. Estou me sentindo em Dubai”, comentou.
O local conta com uma estrutura de 130 metros e tem capacidade para 250 pessoas. O equipamento recebe sete linhas de ônibus, que são: 02 (Gramoré/Mirassol, via Nova República); 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus); 33 (Planalto/Praia do Meio, via Av. Prudente de Morais/Mãe Luíza); 52 (Rocas/Pirangi, via Alecrim); 54 (Rocas/Ponta Negra, via Alecrim); 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol) e 79 (Parque das Dunas/Mirassol).
Por conta da estação do Bairro Latino, a parada existente no local foi desativada e os veículos vão parar em frente a loja América Ford, que fica próximo ao túnel de acesso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Os ônibus que vão parar nesse local agora são 02 (Gramoré/Mirassol), 04 (Amarante/Mirassol), 07 (Alvorada IV/Cidade Jardim), 08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária), 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta, Via Campus), 60 (Pajuçara/Mirassol), 63A (Felipe Camarão/Mirassol); 72 (Vale Dourado/Mirassol); 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol); 79 (Parque das Dunas/Mirassol); Nova Parnamirim; Eucaliptos e Circular Cidade Verde.
Outra estação inaugurada fica em Igapó, na Av. Dr. João Medeiros Filho sentido Redinha, conta com 140,35 metros quadrados, sendo formada com dois segmentos. O investimento das duas novas estruturas inauguradas neste sábado foi R$ 1,2 milhões, com recursos vindos da própria Prefeitura do Natal.
A capacidade é de 280 pessoas. O equipamento contará com as linhas, sendo elas: 01B (Cidade da Esperança/Gramoré, via Nova Natal); 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus); 15/16 (Pajuçara/Petrópolis, via Alecrim/Ribeira); 26 (Soledade I/Ponta Negra, via Av. Bernardo Vieira); 50 (Serrambi/Santa Catarina, via Av. Bernardo Vieira); 68 (Alvorada IV/Petrópolis, via Av. Bernardo Vieira); 75A (Parque das Dunas/Ribeira, via Rocas/Alecrim) e 81 (Vila Verde/Ribeira, via Alecrim/Petrópolis).
“Até o fim do primeiro semestre vamos inaugurar mais duas e no final do ano serão instaladas mais outras duas”, disse o secretário Clodoaldo Trindade. As novas estações estão previstas para Potilândia (na Av. Capitão-Mor Gouveia), na Avenida João Medeiros Filho (Zona Norte – Centro) e mais duas próximo da rodoviária.
Trindade explicou que estão realizando um termo de referência para realização do processo de licitação para a construção das outras estações de transferências.
Foto: Lara Paiva (Portal No Ar)
Fonte: Portal No Ar