O modelo de corredor exclusivo de ônibus implantado na avenida Bernardo Vieira, em 2007, será copiado para outras avenidas de Natal. A prefeitura quer implantar o projeto em quase 20 quilômetros, mas aguarda aprovação por parte do Governo Federal. Enquanto isso, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) critica a letargia da Prefeitura e diz que propôs parceria para implantar o projeto na Salgado Filho. “Mas não recebemos retorno da Prefeitura. Não decidiram nada”, contou Nilson Queiroga, consultor técnico do sindicato.
De acordo com informações da STTU, há projetos para corredores semi-exclusivos de ônibus nas avenidas Coronel Estevam (av. 9) e Hermes da Fonseca/Salgado Filho. Na primeira, o corredor acompanhará toda a extensão da avenida, somando 6 quilômetros alternados entre faixas exclusivas e semi-exclusivas. Já na Hermes, o trecho entre a avenida Bernardo Vieira e a rua General Cordeiro de Farias, em Petrópolis, somará outros 3,7 quilômetros de corredor semi-exclusivo.
Em relação aos corredores exclusivos serão implantados na Salgado Filho, aproximadamente 1 quilômetro entre a Bernardo Vieira e a Amintas Barros; 7,3 quilômetros na Prudente de Morais, da avenida da Integração à General Cordeiro de Farias; e cerca de 2 quilômetros na avenida Presidente Bandeira (av. 2), da av. 9 a Bernardo Vieira. A secretaria Elequicina dos Santos estima em até dois anos o prazo de execução das obras.
Enquanto os projetos não são sequer aprovados pelo Governo Federal, o Seturn afirma que seria possível a Prefeitura implantar alternativas viáveis. Para tanto, sugeriu inclusive uma parceria com o poder público. A ideia era a de implantar uma faixa exclusiva para ônibus na avenida Salgado Filho. “Para tanto, nos disponibilizamos a fornecer a tinta necessária para a marcação do asfalto. No entanto, não recebemos retorno por parte da Prefeitura”, disse Queiroga.
Segundo o consultor do Seturn, a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus na avenida Salgado Filho vai beneficiar todos os usuários do transporte coletivo e motoristas de uma forma geral. “Natal convive com o congestionamento diário naquela avenida. Com o corredor exclusivo, todos ganham”, avaliou.
Fonte: Tribuna do Norte