A rotina de assaltos dentro de ônibus continua em Natal, onde o número de roubos a usuários, motoristas e cobradores do sistema de transporte coletivo já chegou a 77 casos em apenas 40 dias, no começo de 2015, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN). A média de assaltos de 1,93 assaltos por dia é inferior ao ano passado, quando o índice foi de 2,3 assaltos diários.
O dirigente do Sintro, Valdir Lucas de Brito, disse que em janeiro ocorreram 49 assaltos dentro de ônibus em Natal, enquanto em fevereiro, computados os três que ocorreram no domingo (8), já são 28.
Valdir Brito disse que apesar da média diária deste ano não ter alcançado, ainda, o índice de 2014, quando ocorreram 842 assaltos, os números são preocupantes: “Como houve uma mudança de gestão, estamos dando um crédito de confiança ao governo, que não tem nem 100 dias, para enfrentamento do problema”.
Brito afirmou que, ontem mesmo, a direção do Sintro-RN enviou um ofício para o Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, pedindo uma audiência para esta semana com o comandante da corporação, coronel Ângelo de Azevedo Dantas, para se discutir uma forma de combater os assaltos em ônibus, que na Região Metropolitana de Natal (RMN), já chegou a 18 casos de janeiro até o dia 8 de fevereiro de 2015.
Para Brito, a tendência de assaltos no sistema de transporte coletivo “é de crescimento”, porque e com a aproximação do Carnaval, os assaltantes devem correr atrás de dinheiro. Para Brito, felizmente, a categoria não sofreu um grande revés no domingo, porque um motoristas esfaqueado durante o assalto “sofreu apenas um ferimento de raspão”, que não atingiu órgãos vitais.
Fonte: Tribuna do Norte