Moradores do Alto da Pelonha foram pegos de surpresa ontem por um aviso da Sideral Transportes nos ônibus da linha Vingt Rosado. No comunicado, a empresa afirma que, caso a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) não efetue conserto na rua João Firmino Regis, os ônibus deixariam de trafegar por lá a partir de hoje.
“Acho um absurdo, os ônibus já passam aqui só três vezes por dia, às 6h, às 12h e às 18h, agora vão suspender de vez. Moro aqui há 11 anos e só ouço promessas de que vão pavimentar essa rua e nada. Em vez de melhorar, a vida de quem mora aqui tem ficado cada vez mais difícil”, disse
O secretário de Infraestrutura e Habitação, José Couto, diz que não há previsão de quando a rua João Firmino Regis será pavimentada. Ele conta que ninguém procurou a secretaria para registrar pedido de conserto na rua e que uma equipe da PMM deverá avaliar a extensão do problema e analisar quais reparos deverão ser efetuados.
“Muitas vezes as pessoas não procuram a secretaria para registrar as carências das ruas, o que torna difícil saber onde é preciso fazer reparos com maior urgência. Na próxima semana uma equipe da Prefeitura irá passar na rua com a motoniveladora. Os moradores que desejarem podem registrar pedido de conserto através do telefone 3315 – 4798”, conta José Couto.
O Alto da Pelonha está entre os bairros que devem ter o número de linhas de ônibus ampliado. Entretanto, atualmente, a localidade não conta com nenhuma rua pavimentada. O aviso da Sideral reacende o debate sobre a necessidade de pavimentação de diversas ruas da cidade antes que o número de linhas seja ampliado.
“Não temos condições de seguir rodando deste jeito. Só hoje (ontem) dois ônibus apresentaram problemas nas molas devido à buraqueira nas ruas. Já pedimos à Secretaria de Infraestrutura que consertasse tanto a João Firmino Regis quanto a principal do Vingt Rosado, pois o mau estado das vias causa prejuízos”, explica o gerente da Sideral, Célio Carvalho.
O gerente executivo de Transportes da PMM, Luís Correia, afirma que no plano de extensão de linhas de ônibus, a Secretaria de Mobilidade tem trabalhado junto com a Secretaria de Infraestrutura para que as ruas onde circulam os ônibus sejam pavimentadas.
“Realizamos reunião ontem com a assessoria jurídica da Prefeitura para vermos detalhes da licitação para contratação das empresas de ônibus. Até o meio do ano deveremos lançar o edital e, se tudo der certo e as empresas se candidatarem, a empresa vencedora deverá estar contratada em setembro”, informa Luís Correia.
Fonte: O Mossoroense