Integração do transporte metropolitano deve sair após licitação em Natal

Os secretários de trânsito e transporte urbano da Região Metropolitana de Natal devem visitar a capital pernambucana no início do próximo mês. A intenção é fazer uma visita técnica ao consórcio que gere o transporte coletivo de ônibus nas cidades da Grande Recife. Essa iniciativa é mais uma tentativa de integrar o transporte público nas principais cidades em torno da capital potiguar.
06.08 RME 2403Flávio
Essa foi uma dos encaminhamentos da mais recente reunião entre os responsáveis pela pasta de Transporte de Natal, Ceará-mirim, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba ocorrida na sexta-feira passada. Para a secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Elequicina dos Santos, esse é um dos passos iniciais para uma integração.
Tanto é que o processo de licitação em Natal deverá sair antes da conexão completa, do ponto de vista administrativo e prático, do transporte público entre as principais cidades do entorno da capital. “Não podemos deixar de fazer a nossa licitação esperando que isso acontecer”, falou. A secretária lembrou também que o projeto de lei complementar que define as diretrizes do transporte público na capital potiguar deixa a possibilidade para a integração metropolitana.
“Até chegar a integração a gente ainda tem muito caminho a se percorrer. Em primeiro lugar, nós temos que formatar um instrumento jurídico para formalizar essa integração”, acrescentou.
15.09 CDD 2011043Helckton
Atualmente, a gestão do transporte das cidades vizinhas da capital é feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Portanto, a substituição oficial do gestor também depende do poderes estaduais (Executivo e Legislativo). “Escolhemos Recife porque é mais perto, mas Goiânia também tem um trabalho bastante interessante”, explicou Santos. Elequicina informou também que o grupo de secretários quer receber um representante do consórcio Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMCT) de Goiânia aqui no Estado.
As visitas e consultas técnicas têm o objetivo de solucionar dúvidas que surgiram sobre o funcionamento e a sustentação jurídica desses consórcios. Segundo a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, os técnicos da pasta já vêm elaborando a minuta do instrumento jurídico que possibilitaria a implantação do consórcio. “As secretarias enviaram essa minuta para as procuradorias municipais e aqui em Natal já tivemos resposta. A PGM [Procuradoria Geral do Município] nos alertou para vários itens e nós vamos tirar nossas dúvidas sobre esses pontos”, falou.
Ainda segundo Santos, o processo de integração já vem acontecendo de forma prática entre as secretárias. Exemplo disso foi a estratégia não travar o fluxo entre as vias que ligam essas cidades. “Já fazemos ações em conjunto como intervenções viárias e treinamentos”, informou.
01.10 Trampolim 116Thiago
Conflito: Atualmente há conflito na gestão do transporte intermunicipal metropolitano e o urbano de Natal. “A grande vantagem desse consórcio vai ser a gestão feita por um órgão só, muito embora tenha a participação dos municípios envolvidos”, disse. Segundo ela, o percurso planejado pelo DER/RN não leva em consideração as rotas dos ônibus municipais de Natal.
“Hoje eles [DER] chegam e jogam os ônibus dentro da cidade e passam pelo mesmo itinerário que os nosso, levam o nosso passageiro e isso tira a nossa receita e leva para fora”, enfatizou a secretária. Essa situação repercute, por exemplo, no preço da passagem. “Na hora de calcular a tarifa tem um impacto porque o número de passageiros acaba sendo menor do que o esperado”, acrescentou a secretária.
Conforme Elequicina Santos, os secretários da Grande Natal solicitaram dados sobre a circulação de pessoas nessas grandes cidades desde o ano passado, mas o DER/RN ainda não forneceu. A informação que a secretária tem é que o órgão estadual elaborou um plano de mobilidade para a Região Metropolitana de Natal. Mas até agora nada foi colocado em prática. “Depois dessa viagem que faremos a Recife vamos convidar todos os órgãos envolvidos, como Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Estadual, e o DER para uma reunião”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.