Usuários e trabalhadores dos transportes coletivos tiverem um final de semana de terror em Natal. Nada menos do que três ônibus foram assaltados apenas neste domingo (8). Em um dos casos, o motorista tentou reagir e foi esfaqueado pelo bandido. Apesar das ocorrências, o sindicato afirma que números são bem menores do que em 2014.
Os três assaltos ocorreram na avenida Bernardo Vieira. O primeiro foi em um veículo da linha 54, que faz o percurso Ponta Negra/Ribeira. Dois homens abordaram o coletivo e foram logo anunciando a ação criminosa. Eles recolheram pertences de algumas vítimas, além do dinheiro do caixa, para só então fugirem. A PM foi acionada e, depois de fazer diligências na região, os suspeitos foram encontrados em beco que fica entre as avenidas dos Paianazes (avenida 10) e a dos Paiatis (avenida 11).
Pouco tempo depois aconteceu o segundo. O suspeito, que era um homem de 27 anos, estava armado com uma faca. Porém, como ele agiu sozinho, quando os passageiros perceberam que ele não portava arma de fogo, reagiram e conseguiram detê-lo até a chegada da Polícia Militar.
O caso mais grave aconteceu já no final da manhã. O ônibus da linha 10/29 foi o alvo da vez. O criminoso, que era um jovem de 19 anos, entrou no coletivo e foi em direção ao motorista. Depois de recolher o dinheiro do caixa, ele alegou que o trabalhador estaria escondendo o restante do valor. Durante a discussão, a vítima reagiu e foi atingida no peito. Quando o suspeito desceu do veículo, ele foi interceptado por guardas municipais que passavam pelo local. Depois de receber atendimento médico, o motorista foi liberado e passa bem.
Os assaltos aconteceram praticamente no mesmo horário em que a Polícia Militar realizou ações preventivas, através do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e do 1º Batalhão, com fiscalizações no bairro do Tirol. As guarnições da PM fizeram dezenas de abordagens a veículos que transitaram na avenida Hermes da Fonseca, próximo ao estádio de futebol Juvenal Lamartine. Foram parados motos, carros e ônibus que passaram pelo local. Além de pedirem identificação e documentação dos motoristas, os policiais fizeram vistorias nos coletivos, por exemplo.
As abordagens, inclusive, foram elogiadas por Oswaldo Furtado, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do RN (Sintro-RN). “Com o governo anterior, tivemos que fazer várias paralisações para que alguma coisa fosse feita para melhorar a nossa segurança. Sofremos muito durante os últimos quatro anos. Agora, com o governador Robinson Faria, não precisamos fazer nada. As abordagens estão acontecendo. Eu mesmo, quando estava trabalhando, tive o ônibus abordado. Claro que de vez em quando é uma situação constrangedora, mas é algo necessário”.
Ainda segundo Oswaldo, as estatísticas comprovam que o trabalho realizado pela PM tem surtido efeito. “Lamentamos muito o que aconteceu nesse domingo, mas a situação está melhor do que no ano passado. Em 2014, até o final de fevereiro, tivemos 68 assaltos, mais de dois por dia. Já este ano, com os três que aconteceram nesse domingo, atingimos a marca de 26, menos de um por dia. Claro que queremos que esse número diminua ainda mais, só que não temos como negar que a situação vem melhorando”, afirmou.
Com a chegada do Carnaval e com as diversas atrações que Natal irá receber, a possibilidade de aumento no número de assaltos traz preocupação para a categoria. “Todos os anos acontece um aumento de assaltos no período do Carnaval. Já conversamos com o comando da PM e vamos ter outras reuniões. Achamos interessante que sejam feitas abordagens não só na capital, como também na saída das cidades, pois muita gente vai para o interior do Estado”. Na próxima sexta-feira (13), a Secretaria de Segurança do RN (Sesed) deverá divulgar as ações que serão realizadas no Carnaval.
Fonte: Jornal de Hoje